9 de agosto de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Artigo: O impacto da pandemia na educação e o uso da tecnologia – por Claudio Sassaki 

Redação Por Redação
5 de abril de 2021
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A

 “O maior choque mundial sofrido pelos sistemas educacionais na História da Humanidade”.

É dessa forma que o Banco Mundial classifica o impacto da pandemia na Educação. No relatório Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças no futuro, a organização alerta que o contexto que vivemos tem um sério impacto, sobretudo, nos estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica – o que gera um fenômeno classificado como pobreza de aprendizagem. Na prática, a parcela de crianças que não consegue ler e compreender um texto simples ao terminar o ensino fundamental tende a aumentar de uma linha de base de 51% para 62,5%; em vidas, estamos falando de mais de 7,6 milhões de crianças pobres de aprendizagem e de um aumento de 20% dos danos. A análise por regiões aponta que a América Latina e o Caribe podem se tornar territórios com o maior aumento absoluto de alunos que ficam abaixo dos níveis mínimos de proficiência medidos pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

O mapeamento reflete que “embora os sistemas educacionais da América Latina e do Caribe enfrentem um desafio sem precedentes, esta situação excepcionalmente difícil abre uma janela de oportunidades para que a reconstrução torne os sistemas educacionais ainda melhores, mais eficazes, igualitários e resilientes”; na região, são 170 milhões de estudantes impactados.

A médio e longo prazos, o fechamento das escolas representará uma perda de produtividade, ou seja, os prejuízos na aprendizagem podem ser traduzidos por um custo econômico agregado de perda de ganhos na ordem de US$ 1,7 trilhão (estimativa para 10 meses de fechamento). Outro dado relevante é que tal impacto tem potencial de ampliar a desigualdade dos resultados socioeconômicos em 12%, o equivalente a um quarto do ano letivo.

Sendo bastante claro, crianças e jovens vulneráveis – do ponto de vista social e econômico – ficarão ainda para trás, sobretudo em regiões como o Brasil que já vivenciava uma crise de aprendizagem anterior à pandemia; nossos alunos já não tinham acesso a uma educação de qualidade. Quando pensamos na evasão escolar, as simulações do Banco Mundial apontam para um aumento de 15% por conta da crise sanitária.

A tradução desses números endereça a recomendação de que se abra espaço para o uso inteligente da tecnologia de dados – que pode, em longo prazo, orientar a educação para um aumento significativo de eficiência em processos de aprendizagem, fortalecimento do setor e desenvolvimento de uma visão que coloca o aprender em todos os lugares. A alavancagem do potencial inexplorado da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e das intervenções com suporte de dados capazes de fornecer evidências de aprendizagem têm sido apontadas como opções de enfrentamento dos desafios.

Mas, cabe ressaltar que menos de 43% das escolas do ensino fundamental e 62% do secundário na América Latina e no Caribe têm acesso à internet para fins pedagógicos. A redução das desigualdades digitais, de infraestrutura e de capacidade digital pedagógica e de sistemas passam pela transposição dessas barreiras de acesso.

Na semana passada, em uma conversa com o psicólogo cognitivo e educacional Howard Gardner – cientista das inteligências múltiplas e diretor-sênior do Project Zero, da Universidade Harvard –, refletimos sobre como o uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica pode nos auxiliar a dar um salto na educação das gerações futuras. Além de responder à tarefa de motivar o estudante, a inovação digital nas escolas pode ter um papel importante, aproximando o conteúdo do universo dos estudantes e tornando a educação mais relevante, individualizada e eficiente para alunos e professores.

Nesse sentido, a inserção da tecnologia na educação não se limita a deixar o conteúdo mais atrativo: ela permite que os professores conheçam as necessidades de cada aluno em tempo real, de forma personalizada; e possam ajudá-los antes que eles travem, fiquem desmotivados e que desistam por não estarem aprendendo, sobretudo em um cenário pós-pandemia.

Na conversa que tivemos, conduzida no Knowledge Exchange Sessions (KES), Gardner – que tem cinco netos – contou que ele e a esposa (professora de Artes) têm ensinado as crianças por Zoom e Facebook com a perspectiva da personalização do ensino; disse que a tecnologia, se construída corretamente, permite a pluralidade no ensino. Entre as inúmeras reflexões interessantes que Gardner trouxe, no bate-papo, uma delas foi sobre o potencial da tecnologia para personalizar a educação; algo, aliás, que se conecta com a visão que tenho sobre a importância da inteligência de dados nas escolas.

Segundo ele – conhecido por formular a Teoria das Inteligências Múltiplas, descrita no livro Estruturas da Mente –, antigamente somente quem podia pagar um tutor teria uma educação personalizada, ou seja, uma estrutura educacional que respeita a maneira particular de cada um aprender. Claro que esse era um privilégio de poucos. Com o desenvolvimento da tecnologia, dentro de um contexto pedagógico correto, um aluno pode ter acesso a um mesmo conteúdo, por exemplo, de 15 formas diferentes.

E o professor também pode ensinar de inúmeras formas o mesmo conteúdo, respeitando as diversas formas de aprender de diferentes alunos. Ele usa, inclusive, a palavra pluralização para definir esse ensinar e aprender propiciado pela tecnologia.

No entanto, como alerta o relatório do Banco Mundial, esse acesso está condicionado à capacidade de governos investirem na inclusão digital, sobretudo, em escolas públicas. Do lado do ensino privado, o desafio da comunidade escolar é vencer medos e preconceitos associados a conceitos errados do que é a tecnologia dentro da sala de aula. Em síntese, como diz Howard Gardner: “A qualidade do sistema educacional de uma nação será uma das principais determinantes – talvez a principal – de seu êxito durante o próximo século e para além dele”.

 

Claudio Sassaki é graduado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Educação pela Stanford University e cofundador da Geekie, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de educação baseada em dados no Brasil

Tags: ArtigoEducaçãoHora CampinasOpinião
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

Foto: Divulgação

Artigo: Inovação como modo de pensar – por Eduardo Fischer

9 de agosto de 2022

Artigo: O efeito do isolamento social da Covid-19 na visão das crianças – por Tadeu Fernandes

8 de agosto de 2022
Foto: Divulgação

Artigo: Protagonismo da contabilidade eleitoral no processo democrático – por José Aparecido Maion

8 de agosto de 2022

Amor tecnológico – por Joaquim Zailton Motta

7 de agosto de 2022
Foto: Divulgação

Artigo: ‘A mulher da casa abandonada’ na redação do vestibular – por Jéssica Vasconcelos Dorta

6 de agosto de 2022

Artigo: Em busca da longevidade saudável – por Luis Norberto Pascoal

5 de agosto de 2022






  • Carlos Brickmann
    Chumbo Gordo
  • Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Daniela Nucci
    Moda e Beleza
  • Flávio Benetti
    Vem de Boas
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Retratos da Juventude
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Tadeu Fernandes
    Saúde
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista
  • Walmando Fernandes
    Conexão Seguro

Populares

  • Prouni: resultado da primeira chamada para o segundo semestre de 2022 é divulgado - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Resultado da 1ª chamada do ProUni 2022 do segundo semestre é divulgado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Antiga fábrica Chapéus Cury desaparece da paisagem urbana de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Rodeio de Indaiatuba está de volta! Confira a programação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Amigos e parentes despedem-se de Fabinho de Souza, servidor da Sanasa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas Shopping recebe a exposição ‘Mundo Jurássico’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist