16 de maio de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Artigo: Pós-pandemia e a nova lógica da retenção de clientes – por Rafael Ferreira

Redação Por Redação
28 de setembro de 2021
em Opinião
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Após quase um ano e meio de reclusão social e compras com o smartphone, não há que se negar que o consumidor está com saudades da experiência única de ser cliente em uma loja física – por mais que o e-commerce seja uma das mais importantes tendências do pós-pandemia.

Pesquisa recente da Deloitte Consulting LLP apontou que, em maio de 2021, 73% dos consumidores americanos já se sentiam confortáveis para fazer compras em lojas físicas, ante 34% no mesmo mês do ano anterior. Ou seja, com o avanço da vacinação e o relaxamento das restrições anti-Covid-19, três em cada quatro americanos já circulam com maior tranquilidade pelas lojas.

O vírus causou um gigantesco impacto na economia mundial, porém, não conseguiu decretar a morte do varejo físico – e, apesar das previsões cataclísmicas de alguns, não o fará por um longo tempo.

O que não significa que as empresas não terão que se adaptar às novas expectativas dos consumidores: a mesma pesquisa aponta que oito em cada dez deles esperam encontrar novas opções de compras e atendimento nas lojas.

Com um cliente ávido pela experiência sensorial da compra física e por momentos de lazer com a família, a preocupação do varejista volta-se neste momento para a questão da segurança sanitária. É certo que os novos consumidores continuarão gastando menos tempo com compras que não lhe deem prazer, e agora também o farão se não se sentirem seguros.

Surge, aqui, uma nova lógica sobre o conceito da retenção de clientes. A regra anterior de uma experiência bem-sucedida de venda era manter o cliente o maior tempo possível dentro da loja.

Conceitos como exposição inteligente de produtos, ambientação e cross-selling entram em embate, agora, com uma força contrária: a sensação de insegurança de estar em público por muito tempo.

Pode parecer um paradoxo, mas há solução. O varejista deve pensar na gestão de qualidade do tempo desses novos consumidores – mais nos momentos positivos de experiência (vitrine, recepção, gôndola…), menos nas atividades burocráticas (fila, pagamento, embalagem…). Por isso, a estratégia de vendas não pode se limitar a exigir máscaras para a circulação nas lojas ou a colocar álcool em gel na entrada.

Mais colaboradores nos caixas, formas ágeis de pagamento, sistemas eficientes de retirada de produtos e táticas para reduzir a sensação de aglomeração passam a ser medidas obrigatórias para garantir a rotatividade sadia de consumidores, reduzindo o “tempo de má-qualidade da compra” e combatendo a sensação de aglomeração no ambiente das lojas.

No pós-pandemia, a retenção de clientes nas lojas continuará sendo essencial para a venda bem-sucedida. Mas no lugar e no tempo certos.

Rafael Ferreira, especialista em gestão comercial e marketing, é gerente comercial da Montana Química, multinacional brasileira especialista em tratamento, preservação, proteção e acabamento de madeira.

Tags: ArtigoclientescomércioHora CampinasOpiniãoPandemiavendas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

Artigo: A evolução do varejo no mundo: o que aprendemos com a NRF#22? – por Tiago Serrano

16 de maio de 2022

Artigo: Como despertar o protagonismo nas crianças? – por Luis Norberto Pascoal

15 de maio de 2022
Foto: Divulgação

Artigo: Cooperativas de crédito crescem no pós-crise – por Evandro Piedade do Amaral

15 de maio de 2022
Foto: Divulgação

Artigo – Saúde financeira: preocupação que não dá trégua – por Rogério Araújo

14 de maio de 2022
Foto: Divulgação

Artigo: Amar a si mesmo como próximo – por Marco Antonio Spinelli

13 de maio de 2022
Foto: Pixabay

Artigo – O cenário do agronegócio brasileiro – por Mauricio Moraes e Fabio Pereira

12 de maio de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Hortolândia realiza seis concursos para preencher 446 vagas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Declaração gordofóbica de Bolsonaro foi dirigida a vereador de Holambra

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jogador do Corinthians é preso suspeito de chamar atleta do Inter de “macaco”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Luto: morre em Campinas Ulisses Dupas, fera da mecânica de bikes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • “A Última Transmissão”: filme sobre adeus de Brasil de Oliveira estreia nesta sexta em Campinas; confira agenda

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist