Estamos próximos do final do ano e com essa época chega a expectativa de uma era pós-pandêmica com mais esperança, amor, conforto e cores. Falando em cores, elas sempre ganham destaque e influenciam no nosso comportamento. Assim como a Pantone elege sua cor todo ano para ser usada como referência na moda, designer e arquitetura, os analistas do WGSN (World Global Style Network), principal bureau de pesquisa e tendências, e o instituto Coloro, concorrente da Pantone, já elegeram as cores de 2022 e 2023.
Entre os mais queridinhos está o Orchid Flower: um rosa magenta, seguido por Atlantic Blue, que é um azul bem profundo, o Mango Sorbet, um laranja no tom da manga; Olive Oil: por sua associação com a natureza, é um verde que lembra o óleo de oliva, que remete ao descanso e equilíbrio, bom para combinar com outras cores; e o Butter: um amarelo, tanto em tons saturados quanto mais suaves.
Ou seja, podemos apostar em looks em tons como o rosa, azul, amarelo, verde e laranja para a primavera-verão do ano que vem.
Já para 2023, as apostas são o Digital Lavander: um lilás, que representa a cura, um escapismo digital e a saúde mental. Que traz um senso de estabilidade e serenidade; Sundial: um amarelo fechado, quase ocre. A sensação também remete ao otimismo e vibração do sol; Luscious Red: vermelho aberto translúcido, imersivo e sensorial. Que remete ao estilo retrô dos anos 70. Também ganharam destaque no estudo o Tranquil Blue: azul da cor do mar. Sensação de calma e quietude, harmonia; e Verdigris: um tom que remete a natureza, com uma pegada vintage e revigorante!
Além da moda e beleza, esses tons também vão invadir a decoração e arquitetura. Desde uma simples pintura na casa ou na parede do escritório ou num móvel.
Enfim, podemos testemunhas tendências de cores para 2022 e 2023 que reúnem os desejos de resgatar a alegria, conforto e bem-estar. Considerando o cenário atual, as gamas de cores chegam com esta expectativa pelo fim da pandemia, bem como o alívio e felicidade pela flexibilização, numa mistura de tons e muitas personalidade pelas ruas. Cor é luz, é vida! Gostou da cores?
Daniela Nucci é jornalista – danielanucci@horacampinas.com.br
















