O Banco Mundial vai destinar US$ 2 bilhões em financiamento para a compra, o desenvolvimento e a fabricação de vacinas até o final de abril e está trabalhando com mais de 40 países neste esforço, disse o diretor gerente de operações do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg. No mesmo fórum do Banco Mundial, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu vontade política para intensificar a produção de vacinas contra Covid-19 e compartilhar suprimentos.
Ele disse que a incapacidade de se aprovar uma proposta de dispensa de propriedade intelectual sob as regras da Organização Mundial do Comércio é “o elefante na sala”.
Balanço mundial
A pandemia do novo coronavírus já provocou a morte de 3 milhões de pessoas em todo o mundo desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a emergência sanitária após a constatação do vírus na China. Os EUA são o país que mais registrou óbitos: 561 mil para 31 milhões de casos. Em segundo lugar aparece o Brasil com350 mil mortos e 13 milhões de casos, seguido de México (207 mil óbitos), Índia (168 mil) e Reino Unuido (127 mil). O levantamento é da agência France Press, com base em dados oficiais.
(Agência Brasil)