O Bem-Estar Animal de Vinhedo, em parceria com empresas apoiadoras da causa animal e com o Departamento Municipal de Zoonoses, organizou uma ação piloto emergencial de castração de felinos. Na tarde do sábado (27), foram castrados 21 gatos, com grande potencial de reprodução, de famílias em situação de vulnerabilidade social que moram em diferentes regiões da cidade, previamente cadastradas no Bem-Estar Animal desde o início deste ano.
O projeto foi realizado de maneira experimental para que o Bem-Estar Animal possa ampliar a ação para outras famílias em situação de vulnerabilidade de Vinhedo e também para associações de protetores dos animais da cidade.
Os recursos utilizados foram doados pela iniciativa privada. O Departamento Municipal de Zoonoses disponibilizou o Centro Cirúrgico, onde as castrações foram feitas. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo explicou que “tratou-se de ação social, emergencial e experimental, para que a parceria possa ser replicada para atender outras famílias e animais”.
A Secretaria destacou que, além de recursos da iniciativa privada, sem custo para o município, a ação contou com participação das famílias interessadas e veterinários municipais voluntários, que doaram a mão de obra para realizar as cirurgias. A Secretaria reforçou que não foram utilizados recursos público na ação, apenas foi utilizado o Centro Cirúrgico do Departamento de Zoonoses. (Com informações da Prefeitura de Vinhedo)