O Greenpeace Brasil lança a campanha “Voto Sem Vacilo”, com a premissa de reforçar a importância do voto em defesa do meio ambiente e da democracia. A campanha conta com diversos materiais para conscientizar a população jovem sobre a importância de votar conscientemente em candidatos(as) que apresentem propostas concretas de preservação do meio ambiente, entre eles, um vídeo feito em parceria com o canal Porta dos Fundos, utilizando do humor e da linguagem simples para reforçar ainda mais o tema. Além do vídeo, um guia com orientações sobre como identificar candidatos(a) comprometidos(a) com a pauta ambiental também está disponível para acesso gratuito.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2,1 milhões de jovens poderão votar neste ano, registrando um aumento de 51% em relação à eleição de 2018. O número expressivo revela a responsabilidade democrática atribuída à juventude brasileira, especialmente em um ano decisivo para o país.
Para a Mariana Mota, coordenadora de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, ao longo dos últimos anos a população jovem conquistou um grande protagonismo e vêm desempenhando um papel fundamental no debate ambiental.
“As juventudes de hoje já entenderam que a mudança para frear a crise climática precisa ocorrer agora, e não daqui a 50 anos. Por isso, queremos passar informações confiáveis para que tenham ferramentas práticas para o voto consciente, que nada mais é do que escolher representantes que defendam a vida, a democracia e o meio ambiente. O que está em jogo é o nosso futuro, o futuro dos nossos filhos e filhas e do mundo como o conhecemos”, reforça a coordenadora.
“Entendemos o humor como uma das mais potentes ferramentas de transformação social no Brasil. O humor faz parte do DNA do brasileiro, e usá-lo para traduzir assuntos fundamentais – como a preservação do meio ambiente e o voto consciente em candidatos comprometidos com a causa – para um público jovem e estratégico potencializa imensamente a mensagem. O Porta é feito por pessoas que se importam genuinamente com temas sociais e ambientais, e poder realizar esse trabalho com o Greenpeace gera um orgulho enorme em todos nós”, comenta Ana Paula Wheba, diretora de negócios do Porta dos Fundos.
Sobre o Greenpeace Brasil
O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente para um futuro mais verde e pacífico. Nosso compromisso é com a natureza e com a sociedade. A independência é um dos valores fundamentais da organização e, por isso, não recebemos doações de governos, empresas ou partidos políticos. Só assim podemos denunciar os crimes ambientais, apontar os responsáveis e confrontar governos e empresas que ameaçam o meio ambiente.