Dezesseis centros de saúde de Campinas passam a oferecer 100 teleconsultas semanais nesta primeira etapa do projeto Saúde Digital – SUS Campinas, anunciado nesta quinta-feira pelo prefeito Dário Saadi. Segundo a Prefeitura, no segundo semestre, o número semanal de consultas será ampliado para 400 e o serviço será oferecido em todos os centros de saúde de Campinas.
Os centro de saúde que oferecerão teleconsultas são Barão Geraldo, Joaquim Egídio, DIC 3, Aeroporto, 31 de Março, Carlos Gomes, Rossin, Bassoli, Aurélia, San Diego, São Marcos, Boa Vista, Costa e Silva, Nova América, Capivari e Centro.
“A adoção da Saúde Digital é uma opção da nossa gestão para oferecer mais uma ferramenta de acesso à saúde pública. Além disso, ao fazer essas consultas, desafogamos os prontos-socorros e unidades de pronto atendimento”, disse o prefeito Dário Saadi durante o evento.
Dário ressaltou que o atendimento presencial não será substituído pelo digital. “Trabalhamos com ampliação de jornada, horas extras e profissionais credenciados para este tipo de consulta”, explicou.
Como funciona
Na fase atual, o paciente que não tem consulta agendada passa pela triagem do centro de saúde onde procurar atendimento. Se for o caso de consulta médica, a enfermeira vai oferecer o serviço de teleconsulta. Se a pessoa aceitar, ela receberá um comprovante com o horário do atendimento on-line por whatsApp ou SMS.
Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente. Daí, basta clicar e entrar na sala virtual do médico. Esse acesso pode ser feito do lugar que o paciente desejar.
Se a pessoa não tiver equipamento para o procedimento virtual, poderá acessar o profissional por meio de um computador do centro de saúde.
O médico que fará o atendimento a distância fica instalado no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. No final da consulta, haverá a possibilidade de avaliação e o envio de material educativo. Neste mês, por exemplo, está sendo divulgado o Maio Amarelo.
Ampliação
Até o final deste ano, os pacientes poderão agendar as teleconsultas pelo site da Prefeitura, pelo aplicativo que está sendo desenvolvido ou pelo telefone 160. O secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, afirmou que a nova plataforma contempla muitas demandas da área da Saúde.
“Vamos conseguir diminuir a desigualdade de acesso à Saúde”, disse. Ele ressaltou que a implantação é contínua e que mudará de acordo com os avanços da tecnologia.
“A ideia inicial é agilizar o atendimento e diminuir o fluxo de pessoas nos serviços de urgência e emergência. Calculamos que 20% dos atendimentos feitos em prontos-socorros e unidades de pronto atendimento poderiam ser resolvidos nos centros de saúde”, comentou o presidente da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência.
Interconsultas
Outro recurso que faz parte desta primeira fase é a interconsulta, que permite que o médico generalista dos centros de saúde se comunique com especialistas das policlínicas da Rede Municipal de Saúde para tirar dúvidas. Por enquanto, a modalidade só está sendo realizada com as especialidades de cardiologia e endocrinologia.
Funciona assim: se um médico da Atenção Básica atender um paciente cardíaco e quiser uma segunda opinião sobre o encaminhamento que será dado, pode acessar a plataforma (por enquanto disponível apenas para este serviço) e deixar uma mensagem para o especialista. Esse retorno pode, por exemplo, evitar que o paciente precise ser encaminhado à policlínica e, dessa forma, ter seu caso resolvido mais rapidamente, sem precisar de uma nova consulta.