A contagem regressiva de 250 dias para a comemoração do aniversário de 250 anos de Campinas, no dia 14 de julho de 2024, começou nesta terça-feira (7). Neste período, a Prefeitura de Campinas promete anunciar 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas.
O local escolhido para iniciar a contagem foi o Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”. Na tarde desta terça-feira, a entrada do saguão marcou o lançamento da campanha “Campinas, 250 – Conectada com o Amanhã” e a entrega da primeira fase de obras da reforma do espaço cultural.
De acordo com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, é muito simbólico iniciar a contagem no Convivência. “Desde o início da gestão, já investimos mais de R$ 1 bilhão, entregamos 40 obras e temos mais de 100 em andamento. Campinas merece todas essas realizações, programas e entregas que serão feitas nestes 250 dias e que vão melhorar a vida das pessoas que moram aqui”, ressaltou.
Das 250 realizações para o aniversário da cidade, a entrega da primeira etapa do Centro de Convivência foi a primeira delas. Outras entregas de destaque estão previstas ao longo do período:
Educação
Entrega de 16 creches “Espaço do Amanhã”, um modelo inovador na educação, com 5 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos, em período integral.
Infraestrutura
Entrega de obras de pavimentação e drenagem como da CAM 127, em Joaquim Egídio; do Jardim Itayú; do Parque São Paulo; início da obra de requalificação da Rua José Paulino; entrega da obra de requalificação da Avenida Campos Salles, no Centro; entrega da reforma do Mercado Municipal de Campinas, o Mercadão; e várias outras obras de recapeamento e pavimentação.
Saúde
Entrega de obras fundamentais como do Centro de Referência de Assistência Integral da Mulher (Craim), o Hospital da Mulher; da construção do Centro de Saúde São Vicente; do Centro de Especialidades Odontológicas, no Centro de Saúde Perseu Leite de Barros; da construção do Centro de Saúde Cosmo Sírius; reforma e ampliação do Pronto-socorro adulto do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e reforma do ambulatório de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.
Mais obras
Neste período de 250 dias também serão entregues outras obras como reformas e construções de outros equipamentos de infraestrutura, saúde, cultura, esportes, lazer, saneamento e mobilidade (como de reservatórios de água), acessibilidade em espaços públicos; construção e reformas de praças e áreas de lazer; recapeamento asfáltico; instalação de mais de 300 abrigos de ônibus; entrega de títulos de regularização fundiária; ciclovias do Jardim Florence e do Bela Aliança, galpões na Ceasa; reformas de sanitários em equipamentos públicos; além do lançamento de programas e realização de eventos de vários tipos na cidade.
Para iniciar a celebração, um selo alusivo à data está sendo lançado com o perfil que a cidade tem hoje “Campinas, 250 – Conectada com o amanhã”. A marca será utilizada em site, materiais de divulgação, veículos, uniformes, painéis e diversos espaços pela cidade.
A rede municipal de educação vai aplicar a marca nos uniformes escolares de 69,7 mil alunos da rede municipal de ensino, do ensino infantil, ensino fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do início do ano letivo de 2024.
A Guarda Municipal de Campinas e a Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas) vão utilizar o selo do aniversário nas viaturas e uniformes dos guardas municipais e dos agentes de mobilidade urbana.
Lançamento do livro de 250 anos de Campinas
Para o aniversário de Campinas, o jornalista José Pedro Martins está elaborando um livro com a história de como a cidade chega aos 250 anos tendo como vocação a ciência, a tecnologia e a inovação. O livro tem como foco a Campinas do futuro e traz importantes personagens, considerados pioneiros na área de pesquisa e ciência. Também destaca um dos maiores projetos de alta tecnologia do mundo, o acelerador de partículas Sirius, do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (Cnpem), em Campinas.