4 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Corporativas

Carbios realiza o primeiro Encontro Mundial de Biorreciclagem de PET com Bertrand Piccard, presidente da Solar Impulse Foundation, como palestrante principal

DINO Por DINO
9 de dezembro de 2022
em Notícias Corporativas
Tempo de leitura: 8 mins
A A

A Carbios (Euronext Growth Paris: ALCRB), pioneira no desenvolvimento e industrialização de tecnologias biológicas para reinventar o ciclo de vida de plásticos e têxteis, sediou o primeiro Encontro Mundial de Biorreciclagem de PET nos dias 7 e 8 de dezembro de 2022, em Paris (França). O evento atraiu mais de 100 participantes internacionais dos mundos científico, acadêmico e industrial para trocar informações sobre os avanços no campo da reciclagem biológica e como comercializar essas inovações para uma economia circular.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20221208005862/pt/

Bertrand Piccard, Initiator and Chairman of the Solar Impulse Foundation, as Keynote Speaker at the First World PET Biorecycling Summit organised by Carbios

Bertrand Piccard, Initiator and Chairman of the Solar Impulse Foundation, as Keynote Speaker at the First World PET Biorecycling Summit organised by Carbios

A conferência de dois dias reuniu cientistas de renome mundial de várias instituições acadêmicas para compartilhar suas pesquisas mais recentes sobre a despolimerização enzimática do polietileno tereftalato (PET). Bertrand Piccard, iniciador e presidente da Solar Impulse Foundation1, participou como palestrante principal da última sessão focada na circularidade do PET e elogiou a contribuição de Carbios na redução da poluição por plástico. O encontro terminou com uma visitaàfábrica de demonstração da Carbios na cidade francesa de Clermont-Ferrand. A planta foi inaugurada em setembro de 2021 e aproxima a tecnologia da Carbios um pouco mais da industrialização. Após o sucesso da fábrica de demonstração, a Carbios está a caminho de construir e operar a primeira planta de reciclagem enzimática de PET em escala industrial do mundo (com capacidade de processamento de 50 mil toneladas de resíduos de PET por ano), também na França (Longlaville), com previsão para 20252, e iniciar o licenciamento de sua tecnologia no mundo inteiro.

Clique aqui para ver a programação completa e sua lista de palestrantes. Siga #biorecyclingsummit #carbiosPETsummit nos canais sociais da Carbios.

  • Pesquisadores científicos de 10 países, incluindo América do Norte, Reino Unido, Japão e Alemanha
  • Bertrand Piccard, da Solar Impulse Foundation, como palestrante principal
  • Palestrantes de parcerias estratégicas: L’Oréal, Salomon e McKinsey

Bertrand Piccard, explorador serial, psiquiatra e pioneiro da tecnologia limpa, iniciador e presidente da Solar Impulse Foundation: “Reduzir os resíduos plásticos é um dos maiores desafios do nosso tempo. A tecnologia da Carbios para a reciclagem biológica de plásticos foi uma das primeiras inovações etiquetadas como ‘Efficient Solution’ [solução eficiente] pela Solar Impulse Foundation em 20193. A Carbios conta com o meu apoio contínuo e felicito a sua iniciativa de reunir as principais partes interessadas na luta para proteger o meio ambiente”.

Alain Marty, diretor científico da Carbios: “Na Carbios, nossas equipes desenvolveram um processo enzimático único que permite reciclar biologicamente o segundo plástico mais utilizado no mundo: PET. Ao contrário dos métodos convencionais de reciclagem, nosso processo inovador permite reciclar todos os tipos de resíduos, até mesmo têxteis de poliéster, para serem reutilizados na produção de novos plásticos PET com qualidade equivalente aos virgens. Este primeiro Encontro de Biorreciclagem de PET nos permitiu explorar os avanços científicos no campo da reciclagem enzimática e nos desafiar a ir mais longe e mais rápido com o apoio de uma rede internacional de especialistas”.

Emmanuel Ladent, CEO da Carbios: “O sucesso do nosso modelo de industrialização está baseado na nossa capacidade de formar parcerias estratégicas. Desde o início da Carbios, criamos parcerias em pesquisa, negócios e finanças, bem como consórcios com grandes proprietários de marcas nas indústrias de embalagens e têxteis. É uma honra contar com a presença de tantos delegados neste primeiro Encontro de Biorreciclagem de PET, pois estou convencido de que só podemos alcançar uma economia verdadeiramente circular com a reciclagem biológica se os acadêmicos e a indústria trabalharem de mãos dadas”.

Sobre a Carbios

Fundada em 2011 pela Truffle Capital, a Carbios é uma empresa de química verde que desenvolve processos biológicos e inovadores. Por meio de sua abordagem única de combinar enzimas e plásticos, a Carbios visa atender às novas expectativas dos consumidores e aos desafios de uma ampla transição ecológica, assumindo um grande desafio de nosso tempo: a poluição plástica e têxtil. A Carbios desconstrói qualquer tipo de PET (o polímero dominante em garrafas, recipientes e tecidos feitos de poliéster) em seus componentes básicos que, em seguida, podem ser reutilizados para produzir novos plásticos PET com qualidade equivalente aos virgens. Esta inovação, a primeira do gênero no mundo, foi recentemente reconhecida em um artigo científico publicado na capa da prestigiosa revista Nature. A Carbios iniciou com sucesso sua fábrica de demonstração em Clermont-Ferrand (França) em 2021. Agora, a empresa deu mais um passo fundamental para a industrialização de seu processo com a construção de uma unidade inédita em parceria com a Indorama Ventures.

Em 2017, Carbios e L’Oréal fundaram um consórcio para contribuir com a industrialização de sua tecnologia própria de reciclagem. Comprometidos com o desenvolvimento de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, a Nestlé Waters, PepsiCo e Suntory Beverage & Food Europe se uniram a este consórcio em abril de 2019. Em 2022, a Carbios assinou um acordo com a On, Patagonia, PUMA e Salomon para desenvolver soluções que promovam a reciclabilidade e a circularidade de seus produtos.

A empresa também desenvolveu uma tecnologia de biodegradação enzimática para plásticos de uso únicoàbase de PLA (um polímero de origem biológica). Esta tecnologia pode criar uma nova geração de plásticos 100% compostáveis em condições domésticas, integrando enzimas no coração do produto plástico.

Para mais informações, acesse www.carbios.com/en / Twitter: Carbios LinkedIn: Carbios Instagram: insidecarbios

A Carbios (ISIN FR0011648716/ALCRB) é elegível para o PEA-PME, um programa do governo francês que permite que seus residentes que investem em pequenas e médias empresas se beneficiem de descontos no imposto de renda.

Esta tradução é apenas para fins informativos.

Em caso de discrepância entre as versões em português e inglês deste comunicadoàimprensa, a versão em inglês prevalecerá.

1 Para enfrentar os desafios de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, permitir o crescimento econômico, Bertrand Piccard e a Solar Impulse Foundation identificaram mais de 1 mil soluções limpas e rentáveis. Mais detalhes disponíveis no site oficial: https://solarimpulse.com/foundation

2Cf.Comunicadoàimprensa do dia 23 de fevereiro de 2022

3Cf. Comunicadoàimprensa do dia 3 de junho de 2019

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20221208005862/pt/

Contato:

CARBIOS

Melissa Flauraud

Assessoria de Imprensa

melissa.flauraud@carbios.com

Benjamin Audebert

Relações com Investidores

contact@carbios.com

+33 (0)4 73 86 51 76

Assessoria de Imprensa (Europa)

Iconic

Marie-Virginie Klein

mvk@iconic-conseil.com

+33 (0)1 44 14 99 96

Assessoria de Imprensa (EUA)

Rooney Partners

Kate L. Barrette

kbarrette@rooneyco.com

+1 212 223 0561

Assessoria de Imprensa (DACH)

MC Services

Anne Hennecke

carbios@mc-services.eu

+49 (0)211 529 252 22

Fonte: BUSINESS WIRE

Tags: Bertrand PiccarbiorreciclagemcarbiosHora Campinas
CompartilheCompartilheEnviar
DINO

DINO

Notícias Relacionadas

Seguros de linhas financeiras crescem 19,24% em 2022
Notícias Corporativas

Seguros de linhas financeiras crescem 19,24% em 2022

Por DINO
3 de abril de 2023

...

Demanda por impressoras multifuncionais tem crescido nos últimos anos
Notícias Corporativas

Demanda por impressoras multifuncionais tem crescido nos últimos anos

Por DINO
3 de abril de 2023

...

Smart hospitals aceleram a cura de pacientes no Brasil

Smart hospitals aceleram a cura de pacientes no Brasil

3 de abril de 2023

Bain Capital adquire Evident: parceria irá acelerar o crescimento e a inovação futuros

3 de abril de 2023

Wärtsilä assina contrato de longo prazo de Operações e Manutenção com a concessionária brasileira Rio Amazonas Energia

2 de abril de 2023

FreeCô investe na maior campanha da sua história

1 de abril de 2023
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Associação Mata Ciliar devolve onça-parda à natureza após longa recuperação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os direitos e necessidades de saúde das pessoas idosas – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Comissão aprova feriado municipal em 14 de julho no aniversário de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.