A Ilum Escola de Ciência inaugurou seu Centro de Vivência no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). Com o novo espaço, os alunos da Ilum ficarão mais perto do convívio com grandes pesquisadores e terão ampliado o acesso ao complexo de laboratórios, considerado o mais avançado do país. A iniciativa visa fortalecer os laços entre estudantes e pesquisadores, que estão à frente de importantes projetos de inovação.
O Centro de Vivência foi erguido em um local privilegiado do campus, com ligação direta ao Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), que abriga o Sirius, primeiro acelerador de partículas brasileiro.
“O Centro de Vivência é um espaço da Ilum aberto à toda a comunidade do CNPEM. Teremos um auditório, onde realizaremos os eventos, em particular os “Diálogos Ilum”. Esse espaço servirá para integrar ainda mais nossos alunos aos pesquisadores do CNPEM. Teremos salas de aulas, auditório, salas de estudo, biblioteca, além do belo Centro Acadêmico”, conta Adalberto Fazzio, diretor da Ilum.
Um dos estudantes da Ilum, Pedro Henrique Machado Zanineli, celebra a possibilidade de conciliar teoria e prática na sua formação superior. “Estar aqui me permitiu colocar em prática o desenvolvimento de um grande projeto, que é uma base tanto para a vida profissional, quanto acadêmica em futuros mestrados e doutorados”, diz o aluno.
Para Eduarda Veiga Carvalho, estudante do último semestre, a natureza e o amplo espaço do Centro vão favorecer seu desempenho na realização das atividades finais do curso. “Vejo como um espaço propício para o desenvolvimento criativo e para a conclusão da minha faculdade. Sem dúvidas, a experiência de fazer meu projeto final lá será muito boa!”.
Infraestrutura diversificada
Extensão da Escola de Ciência, o Centro de Vivência contará com coworking, salas de estudos, centro acadêmico, biblioteca, auditório e espaços de encontro.
O pavimento superior do projeto arquitetônico, no mesmo nível em que fica o acelerador de partículas Sirius, será um espaço de contemplação, lazer, descanso e estudo informal.
No térreo, onde ficam outros laboratórios, estarão as vias principais, o refeitório e o acesso principal da nova instalação. Além dos estudantes da Ilum, toda a comunidade do CNPEM terá acesso ao Centro de Vivência.
Processo seletivo
As inscrições para o processo seletivo 2025 da Ilum Escola de Ciência vão de 2 de setembro a 16 de dezembro. O edital já está disponível para consulta no site da Ilum.
A seleção é composta de três fases: manifestação de interesse, por meio do preenchimento de formulário na página da Ilum, nota do Enem, que é confirmada pela Instituição por meio do CPF do candidato, e entrevistas individuais com os 250 candidatos pré-selecionados nas duas etapas anteriores.
Além do ensino gratuito, os aprovados contam com moradia, alimentação, transporte, curso de inglês e um laptop equipado ao longo de todo o curso. A passagem para chegar à Ilum, de qualquer lugar do Brasil, também é custeada pela Escola.
Em 2023, a instituição recebeu 3,9 mil inscrições, número mais de três vezes maior do que o registrado na seleção de 2022 e que tornou a Ilum uma das faculdades mais procuradas do Brasil, com uma relação de 97,5 candidatos por vaga.
São oferecidas 40 vagas a estudantes concluintes do Ensino Médio de todo o Brasil, sendo metade das vagas destinadas a jovens que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.