O Cine Infância, projeto cineclubista voltado para a infância que, ao longo do ano, tem visitado diversas escolas públicas de Campinas, exibindo curtas-metragens brasileiros para o público infantil, em sessões que envolvem rodas de conversa e atividades artístico-culturais planejadas especialmente para este público, está com inscrições abertas para uma oficina aberta e gratuita, sobre cineclube nas escolas e o uso de filmes em sala de aula.
A formação ocorrerá no dia 11 de novembro, das 09h às 12h, na Casa de Cultura Aquarela, que fica na Rua Antônio Carlos Neves, 338 – Chácaras Campos Elíseos, em Campinas. Para participar da atividade é preciso se inscrever até o dia 05 de novembro, domingo, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGvdPcViuC0LY6GDX277gvs0ROELTiQvKYj1MEp8ypwA0cCw/viewform
Os participantes terão acesso a aspectos de curadoria, análise fílmica e estruturação de atividades cineclubistas e artístico-culturais, a fim de que possam desenvolver propostas semelhantes com seus alunos.
Essa foi a proposta do Cine Infância, que desde o mês de junho, passou por várias escolas públicas de Campinas, apresentando diferentes curtas-metragens brasileiros. Todos os filmes integram o catálogo da tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e foram selecionados priorizando, além das temáticas, recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras.
O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022. Com curadoria e criação da produtora e cineasta Fernanda Teodoro Viana, o Cine Infância apresenta obras cinematográficas que abordam diferentes questões sociais, culturais, regionais, históricas, políticas e etnográficas.
Por lei, desde 2014, a exibição de filmes de produção nacional integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular complementar obrigatório. “Mais do que isso, o contato com filmes brasileiros na infância faz com que as crianças vejam sua cultura, realidade e contradições retratadas. Num país de ambientes culturais tão distintos, devido à grande extensão territorial, o cinema brasileiro representa uma importante ferramenta para união cultural, justamente através dessa diversidade.” explica Fernanda.
“A ideia do encontro com professores é bater um papo sobre a prática cineclubista nas escolas, usando como exemplos as sessões que fizemos para mostrar como são amplas as possibilidades que a utilização de filmes pode acrescentar à dinâmica da sala de aula”, detalha Pâmela Raiza, colaboradora voluntária do Cine Infância na escolha das atividades relacionadas aos filmes e na forma de trabalhá-las com as crianças. Pedagoga, arte-educadora, poetisa e mestra em Artes da Cena, Pâmela explica que que as atividades são inspiradas na Abordagem Triangular, metodologia criada por Ana Mae Barbosa, professora, arte-educadora e pesquisadora brasileira, que desempenhou papel fundamental no crescimento da arte-educação no país.