O comércio de Campinas comemorou números positivos no mês de agosto. Com a contribuição das vendas do Dia dos Pais, o faturamento apresentou elevação de 9,2% em relação ao mesmo mês de 2020 e de 11,06% na comparação com julho deste ano, segundo dados da Boa Vista – SCPC.
O economista Laerte Martins, diretor da Associação Comercial e Industrial de Campinas, reforça que a movimentação das vendas do Dia dos Pais, que cresceu 25,5% na comparação com 2020, colaborou para os resultados positivos.
“A partir de maio de 2021, quando as atividades não essenciais do comércio varejista começaram a ter ampliados os horários de funcionamento e houve avanço na aplicação das vacinas contra a Covid-19, os volumes de vendas passaram a ser maiores do que os registrados em 2020: o faturamento de maio, no comparativo com o mesmo mês do ano passado cresceu 1,75%; o de junho, 6,1%, o de julho 8,7% e, em agosto, 9,2%.
No acumulado do ano (de janeiro a agosto de 2021), Martins afirma que o comércio varejista da Região Metropolitana de Campinas começou a reverter a perda da pandemia nos sete primeiros meses e registrou um ganho de R$ 135,9 milhões no faturamento de vendas no comércio e serviços. “No período de janeiro de 2020 a agosto de 2021, a perda foi reduzida a R$ 5,3 bilhões, considerando esses R$ 135,9 milhões de receita dos oito meses deste ano”, explica Laerte Martins.
Considerando apenas as vendas físicas, o faturamento em Campinas, em agosto de 2021, foi de R$ 1,146 bi. Na RMC, o faturamento foi de R$ 2,729 bilhões.
Nas vendas de Bens Não Duráveis, o setor de Supermercados evoluiu 10,5%, o de Postos de Combustíveis, 9,2% e o de Drogarias e Farmácias 6,2%. Nas vendas de Bens Duráveis, o destaque é para os setores de Material de Construção, que cresceu 6,9%, e o de Vestuário, com aumento de 2,2%, na comercialização de produtos.
Nas vendas de “Serviços”, o setor de Bares e Restaurantes começa a crescer, com 1,8% de aumento em agosto de 2021. Já o setor de Turismo e Transportes, ainda em queda, sofreu redução de 0,95%) no mês passado. Nas vendas digitais do varejo (e-commerce), a expansão foi em 25,2%, elevando o faturamento de R$ 123,9 milhões registrado em julho para R$ 155,1 milhões, em agosto.