O jornal digital Hora Campinas segue alcançando marcas expressivas de audiência. Lançado no dia 25 de março de 2021, o projeto acaba de alcançar 1,5 milhão de leitores. São 18 meses de trabalho. Desde então, a comunidade Hora Campinas só cresce. Os dados são auditados pelo Google Analytics. Mesmo sendo um projeto novo, em desenvolvimento, já selou a sua identidade no mercado editorial da região. O Hora nasceu com o propósito de oferecer conteúdo independente, analítico e propositivo. Esses três pilares sustentam a missão dessa startup digital.
Além disso, o grupo que edita e publica o Hora Campinas é formado por profissionais de reputação no mercado editorial, jornalistas com larga experiência em postos de comando e gestão. O time se juntou a jovens valores, com energia e competência, de modo a formar um equilíbrio entre a maturidade e a juventude.
Desde o seu lançamento em março de 2021, em plena pandemia da Covid-19 e com os impactos econômicos severos de uma crise sanitária, o Hora transformou-se num veículo essencial e de referência.
Em pouco tempo, passou a ser admirado por leitores e anunciantes que valorizam o jornalismo ético, as histórias inspiradoras, os conteúdos plurais e a plataforma organizada e de fácil navegação.
Desde o seu início, o projeto vem sistematicamente qualificando o seu portfólio. Novas seções, novos colunistas e novas ferramentas digitais têm garantido uma audiência cada vez maior e uma experiência de navegação agradável.
O projeto foi concebido como um jornal premium, em plataforma 100% digital.
Ele compreende a homepage (capa) e editorias como Cidades e Região, Arte e Lazer, Últimas Notícias, Opinião, Esportes, Colunistas, Geral, Educação, Internacional e Memória. Há seções como Turismo, Pet, Veículos, Falecimentos, Empregos, Telefones Úteis e Dados de Campinas.
Desde agosto, o Hora faz a cobertura eleitoral numa seção específica (Eleições 2022), com foco em notícias de orientação e serviços ao eleitor. Reportagens sobre perfis dos candidatos ao Senado (muitos deles desconhecidos) e dos vereadores de Campinas que decidiram buscar outras vagas na política tiveram grande sucesso e audiência, por exemplo.
Compreende ainda espaços multimídia como Foto da Hora e Vídeos da Hora. Parcerias publieditoriais são publicadas na editoria de Conteúdo Patrocinado, com vinheta específica. O projeto recebe campanhas públicas e privadas por meio de banners distribuídos por suas páginas e tem um espaço de contribuição espontânea para quem deseja colaborar com o jornalismo profissional.
O Hora Campinas é um jornal digital diário de conteúdo aberto, sem assinatura, sete dias por semana.
Campinas é a principal praça de leitura do Hora, mas outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) têm grande participação no mapa geográfico, como Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba, Hortolândia, Sumaré, Americana, Paulínia, Itatiba, Monte Mor e Jaguariúna. Ou seja, o Hora Campinas tem forte penetração no bloco das cidades regionais, que têm, juntas, cerca de 3,2 milhões de pessoas.
O Hora tem também conquistado um bom número de leitores em grandes cidades do Interior como Piracicaba, Sorocaba, Ribeirão Preto, Jundiaí e São José dos Campos. Isso vale para capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba também. Esse recorte têm algumas explicações: campineiros espalhados pelo mundo, que têm cada vez mais adotado o Hora como fonte de informação. E, ainda, a percepção do leitor que adotou a plataforma com fonte de leitura por enxergá-la amigável, confiável e atrativa.
Plataforma gratuita de leitura
O Hora Campinas não cobra assinaturas. Seu portal é aberto e pode ser acessado de qualquer parte do mundo, a qualquer momento. Não há restrições nem exigência de cadastro.
Os números da plataforma denotam a consolidação do projeto desde o seu lançamento. São 1,5 milhão de leitores, com média mensal de 100 mil usuários únicos e média mensal de 230 mil page views. Ao todo, desde o lançamento, o portal alcançou 2,5 milhões de páginas visualizadas.
O Hora Campinas está alicerçado ainda por quatro redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube e Twitter). Nessas mídias, em conjunto, são 10 mil seguidores.
A plataforma tem ainda outros 10 mil leitores que assinaram o serviço gratuito de notificações. Assim que o post é publicado, eles recebem uma mensagem em seu celular ou desktop informando da notícia. Eles podem clicar no link e ler imediatamente, sem custo algum. Para quem ainda não fez a assinatura gratuita, basta informar o seu desejo assim que perceber o aviso no canto de sua tela. É tudo muito rápido.
O time Hora Campinas
A equipe que produz conteúdo e gerencia o portal é formada por Marcelo Pereira (editor-chefe), Maria José Basso (editora de Conteúdo), Laine Turatti (editora de Conteúdo), Silvio Begatti (editor de Conteúdo), Gustavo Magnusson (reportagem multimídia), Eduardo Martins (reportagem multimídia), Leandro Ferreira (reportagem multimídia) e Francisco Lima Neto (reportagem multimídia). O jornalista Tote Nunes participou ativamente da implantação do projeto.
Esse time entende que fazer jornalismo é oferecer à sociedade uma contribuição essencial para informar-se com qualidade, sem sensacionalismo, com responsabilidade.
Um dos pilares do projeto é a sua curadoria editorial, que busca notícia inspiradora, que faça sentido às pessoas. Ao mesmo tempo, a equipe sabe que o denuncismo e o noticiário que busca apenas os cliques não colaboram para a comunidade e nem edificam a informação.
Também integram o time a supervisora comercial Cássia Verdini, o designer Gabriel Basso Pereira e a agência Farnesi Digital.
Os colunistas do projeto
Desde o seu início, o Hora Campinas reuniu um time de colaboradores que oferece análise, opinião e ideias de grande valor. São colunistas de vários segmentos que abrilhantam o projeto. Participaram do projeto ou seguem ativos com suas colunas os seguintes colaboradores: Carmino de Souza, Carlos Brickmann, Fábio Toledo, João Nunes, Janete Trevisani, Thiago Pontes, Zeza Amaral, Flávio Benetti, Kátia Camargo, Daniela Nucci, Walmando Fernandes, Renato Savy, Jonas Santos, Luis Felipe Valle, Majori Silva, Rafaela Negretti e Rafaela Obrownick.
Clique neste link para ver a lista dos colunistas.
Outros colaboradores mantêm ou já mantiveram contribuições regulares e elevam a qualidade editorial do projeto, como Luis Norberto Pascoal, Vinícius Libório, Rogério Araújo, Adriana Garibe, Leonardo Bertanha, Clara Toledo Corrêa, André Barabino, Tadeu Fernandes, Karine Camuci, Marco Antonio Spinelli, padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio, Rafael Cervone, Wilson Cesca, Guilherme Franco, Ana Maria Melo Negrão, Jorge Alves de Lima, Agostinho Tavolaro e Joaquim Motta, entre outros.
Patrocinadores e apoiadores
O Hora Campinas é uma plataforma sustentável, que cumpre rigorosamente as suas obrigações. Ela é mantida por anunciantes públicos e privados, além de patrocinadores e apoiadores que enxergam o projeto como um endereço de informação confiável em meio a um turbilhão de fake news na internet. São parceiros que confiam no jornalismo profissional e que valorizam o Hora por considerá-lo um veículo que está baseado em princípios editoriais de respeito, bom-senso e equilíbrio.
O veículo, naturalmente, precisa de sustentação para financiar o jornalismo que pratica e para investir em melhorias contínuas. Há diferentes formas de anunciar e apoiar.
As opções vão desde banners até marketing de conteúdo, parceria para desenvolvimento de projetos, informes publicitários, conteúdos em áudio e vídeos e campanhas de interesse público. O jornal digital também tem alternativas para contar com colaborações espontâneas de admiradores, seguidores, investidores e patrocinadores
Dos apoiadores do Hora Campinas, quatro deles são fixos: a Fundação Educar, braço social da companhia DPaschoal e importante agente de transformação para uma educação inclusiva, Vinícola Villa Santa Maria, localizada na Mantiqueira paulista e que mantém operação logística na RMC, Mozaiko Stefanini, empresa de tecnologia especializada em RFID, e Qfoods, marca de alimentação nutritiva que produz snacks saudáveis.
Notícias corporativas
Em mais um passo dentro de seu processo contínuo de aperfeiçoamento, o Hora Campinas criou em agosto último mais dois espaços de conteúdo jornalístico para os seus leitores. Trata-se das editorias de Negócios e Notícias Corporativas, que se somam às demais seções e abas de buscas de sua plataforma digital.
Os novos espaços reúnem informações de economia, investimentos e análise de empresas privadas e companhias de controle acionário misto, além de conteúdo sobre governança, tendência e comportamento do universo corporativo. Informações relevantes de pequenas, médias e grandes empresas podem ser conferidas nestes dois espaços.
Eles são, também, uma oportunidade para que os times de marketing e comunicação dessas companhias possam pensar em estratégias e divulgar assuntos de interesse geral, notadamente aqueles que tenham um impacto evidente no mercado e na atividade econômica. Estes espaços são, ainda, uma oportunidade para que as empresas possam deixar as suas mensagens publicitárias, em espaços previamente estabelecidos pela área comercial do Hora Campinas.
Uma das novidades foi possível por meio de uma parceria com a maior agência de notícias corporativas do Brasil, o Dino, uma das soluções digitais e institucionais da plataforma Comunique-se.
Futuro
A plataforma de jornalismo independente 100% digital terá novidades em breve. A ideia é seguir aperfeiçoando o projeto, a partir das percepções de sua comunidade leitora e de seu mercado anunciante. A estratégia do comando do Hora é seguir sendo um veículo biosmart, ou seja, reforçar sua vocação digital, mas fixando seu olhar para o cotidiano, seus personagens e suas histórias. Vamos em frente!