A Toyota iniciou a produção de um SUV no Brasil, na fábrica em Sorocaba, com objetivos ousados. Lançado no último dia 11, o Corolla Cross integra a categoria dos modelos médios. A meta é ameaçar a liderança do Jeep Compass entre os SUVs de mesmo porte. Com a versão SUV no mercado, a Toyota espera garantir um aumento de 25% das vendas no Brasil.
O derivado do sedan sucesso da marca japonesa terá duas versões com o motor flex de 2,0 litros e 177 cavalos (XR 2.0 e XRE 2.0) e duas versões híbridas flex 1,8 litros com um motor a explosão de 101 cavalos e mais 72 cavalos do motor elétrico (XRV Hybrid e XRX Hybrid).
O novo integrante da família Corolla tem posicionamento acima do sedã. Também utiliza os mesmos motores, câmbio e boa parte dos equipamentos, incluindo a versão 1.8 híbrida flex. A versão mais simples deve custar a partir de R$ 139.990 (com frete incluso) e a mais completa pode chegar a R$ 180 mil.
A versão Cross compartilha com o sedan a plataforma modular TNGA-C e os motores – 2.0 flex de 177 cv, com injeção variável entre direta e indireta, e 1.8 híbrido flex de 123 cv, gerenciado por uma caixa transeixo que emula um CVT.
O modelo de entrada do Corolla Cross, o XR, traz de série sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), chave do tipo canivete, ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 17”, faróis halógenos, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa, central multimídia, bancos em tecido preto e câmera de ré.
O SUV é vendido em cinco opções de cores: prata, cinza granito, branco lunar, preto e vermelho granada. Haverá ainda uma opção de azul, reservada apenas para as primeiras 1.200 unidades da série especial de lançamento, que terá ainda soleiras nas portas, estribos laterais e uma bandeja interna no porta-malas.
O modelo tem 4.460 mm de comprimento, 1.825. Todas as versões contam com câmbio CVT, rodas aro 17 e controle de estabilidade. Também têm freio de estacionamento no pé. O porta-malas tem 440 litros de capacidade. O XR, versão inicial, já vem bem equipado de fábrica: controle de estabilidade com Isofix e airbags frontais, bolsas infláveis laterais, sensor e câmera de ré, rodas de 17 polegadas, ar-condicionado digital, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros. Banco do motorista com ajuste elétrico, teto-solar e quadro de instrumentos parcialmente digital são diferenciais do top de linha.