16 de fevereiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Covid derruba transplante de córnea no Brasil

Estudo estima que nos próximos dois anos São Paulo vai precisar aumentar 34% as cirurgias/mês e o Brasil 91%

Redação Por Redação
18 de março de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Covid derruba transplante de córnea no Brasil

Foto Pixabay

Desde a chegada da pandemia de Covid ao Brasil em março de 2020, o transplante e a captação de córnea sofrem forte queda. Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) mostram que em 2020 o número de transplantes caiu praticamente pela metade, totalizando 7,1 mil cirurgias ante 14,9 mil em 2019. No ano passado, o levantamento da entidade revela que o procedimento continuou 16% abaixo da pré-pandemia com 12,7 mil brasileiros transplantados.

A fila de espera para o transplante cresceu neste período cerca de 80%, saltando de 10,7 mil inscritos no final de 2019 para 18,8 mil em dezembro de 2021. Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier de Campinas, o balanço explica a estimativa de um estudo inédito publicado este mês na revista científica CORNEA.  Segundo o levantamento trazido pela publicação, o Brasil vai precisar aumentar 34% os transplantes mensais em São Paulo e em 91% no País para daqui dois anos retomar o número de inscritos na fila de espera antes da Covid.

O oftalmologista ressalta que o mais dramático é que 7 em cada 10 dos que aguardam por uma córnea são jovens. Isso porque, no Brasil, a maior causa de transplante de córnea é o ceratocone que geralmente surge no início da adolescência. A estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) do qual o médico faz parte, é de que 100 mil brasileiros têm a doença. No topo do ranking de inscritos na fila de transplante estão moradores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, nesta ordem.

Para Queiroz Neto o fim da pandemia ainda é controverso e, por isso, nunca foi tão importante manter o acompanhamento do ceratocone em dia. Uma evidência disso é a constatação em um recente estudo publicado no JAMA, conceituado jornal da Associação Médica Americana. A pesquisa revela que 55% das córneas de falecidos infectados pelo Covid carregam partes do vírus. Significa que as captações podem continuar baixas enquanto o coronavírus circular entre nós.

O ceratocone pode ser confundido com astigmatismo: visão desfocada, fotofobia, ofuscamento e visão embaçada – Foto: Pixabay

Sintomas e fatores de risco

O especialista explica que o ceratocone enfraquece e afina a córnea, lente externa do olho que vai tomando o formato de um cone conforme progride. “No início pode ser corrigido com óculos e frequentemente é confundido com astigmatismo pelos sintomas em comum: visão desfocada para perto e longe, fotofobia, ofuscamento e visão embaçada”, salienta.

A principal diferença é a troca mais frequente dos óculos que passam a não oferecer boa correção visual conforme o ceratocone progride. Quem faz parte dos grupos de risco deve passar por uma tomografia na córnea ainda na infância, quando a progressão é mais acelerada. Os principais grupos de risco elencados pelo médico são pessoas que têm casos na família, alergia, Síndrome de Down, olho seco, hábito de coçar os olhos, apneia do sono, miopia e alta miopia.

Queiroz Neto destaca que a tomografia pode flagrar o ceratocone bem no início. “Em alguns pacientes a doença provoca saliências na face interna da córnea. Este exame permite o diagnóstico precoce por avaliar milhares de pontos da superfície interna e externa”, afirma.

O problema é que um levantamento conduzido por Queiroz Neto com 315 portadores de ceratocone revela que só 3% foram diagnosticados na infância quando a doença tem progressão bastante rápida.

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier de Campinas: estudos mostram gravidade do quadro atual

Tratamentos

O único tratamento que interrompe a progressão do ceratocone em 90% dos casos é o crosslinking. O procedimento, observa, é ambulatorial e feito com uma gota de colírio anestésico. Aumenta em até 3 vezes a reticulação das fibras de colágeno córnea. Consiste na aplicação de vitamina B2 (riboflavina) e luz ultravioleta na córnea. Em 3 dias as atividades podem ser retomadas.

Queiroz Neto destaca que o croslinking é contraindicado para córnea fina, olhos com cicatrizes, portadores de glaucoma, histórico de herpes e outras alterações externas nos olhos.

Outro tratamento é o implante de anel intraestromal que aplana a córnea, deixa a lente mais estável no olho e melhora a visão. Para que tem muito desconforto no uso de lentes rígidas para corrigir o ceratocone uma alternativa para escapar do transplante é a lente escleral que invés de ficar apoiada na córnea se apoia na esclera. “Igual a todas as outras doenças, no ceratocone a prevenção continua sendo o melhor remédio, principalmente porque no transplante pode ocorrer rejeição”, conclui o médico.

Tags: CampinasceratoconecórneaexameHora Campinasoftalmologiaolhospenido burniersaúde
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Chuva rápida provoca queda de árvores e destelhamento em Campinas
Cidade e Região

Chuva rápida provoca queda de árvores e destelhamento em Campinas

Por Redação
16 de fevereiro de 2026

...

Campinas abre mil vagas para castração e microchipagem de cães e gatos em Barão Geraldo
Cidade e Região

Campinas abre mil vagas para castração e microchipagem de cães e gatos em Barão Geraldo

Por Redação
16 de fevereiro de 2026

...

Coletores de lixo de Indaiatuba paralisam as atividades nesta segunda-feira

Coletores de lixo de Indaiatuba paralisam as atividades nesta segunda-feira

16 de fevereiro de 2026
Nico do Chicão, ex-prefeito de Santo Antônio de Posse, morre aos 85 anos

Nico do Chicão, ex-prefeito de Santo Antônio de Posse, morre aos 85 anos

16 de fevereiro de 2026
Restauro da Matriz de Jaguariúna avança e soma quase R$ 600 mil em investimentos

Restauro da Matriz de Jaguariúna avança e soma quase R$ 600 mil em investimentos

15 de fevereiro de 2026
Maria Gadú, Chico César, Tiago Iorc e Fernando Quesada se apresentam em Hortolândia

Maria Gadú, Chico César, Tiago Iorc e Fernando Quesada se apresentam em Hortolândia

15 de fevereiro de 2026
Carregar Mais

















  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Pesquisador de Campinas desenvolve kit de baixo custo e curso gratuito para democratizar o ensino de eletrônica e IA

    Pesquisador de Campinas desenvolve kit de baixo custo e curso gratuito para democratizar o ensino de eletrônica e IA

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Investir no trabalho feminino na saúde é fundamental – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre após carreta tombar na rodovia D. Pedro, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Segunda de Carnaval tem folia nos distritos de Campinas; veja a programação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas lamenta a morte do médico cardiologista Jorge Aoqui aos 64 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.