Hortolândia contará a partir desta terça-feira (3) e nos dias 4, 5, 9, 10, 11, 12 e 13 de maio com as atividades da ação itinerante CPFL nas Escolas, em que os alunos e professores terão a oportunidade de conhecer mais sobre o tema energia elétrica e eficiência energética por meio de atividades lúdicas, que estarão divididas por turmas credenciadas nos seguintes horários: 7h40 às 8h40; 8h30 às 9h30; 9h30 às 10h30; 10h30 às 11h30; 13h40 às 14h40; 14h40 às 15h40; 15h40 às 16h40; e 16h40 às 17h40.
A carreta itinerante está localizada no Observatório de Educação Ambiental (antigo CREAPE) e atenderá os alunos do 1º ao 5º ano de seis escolas participantes: Emef Patrícia, Emef Richard, Emef Villágio, Emef Viva Mais, Emef Helena e Emef Lilian.
A proposta da ação itinerante é que educadores e alunos interajam com os conceitos de energia elétrica e eficiência energética, suas práticas de conservação e a utilização racional dos recursos e meio ambiente.
O projeto “CPFL nas Escolas — Energia em Jogo”, uma iniciativa do Grupo CPFL, dissemina conhecimento por meio das carretas itinerantes aos municípios visitados, além de proporcionar atividades de lazer e entretenimento aos jovens beneficiados. “Desde o início do programa, ainda em 2010, cerca de 200 mil pessoas já foram atingidas pela iniciativa. A partir de maio deste ano, as carretas chegarão a 25 municípios no Estado de São Paulo, com a expectativa de atender 12 mil estudantes e 2 mil professores. A previsão é que até junho de 2023, as carretas itinerantes atinjam mais de 15 mil alunos”, prevê Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer.
Entre as atividades praticadas durante a visitação das carretas aos municípios, estão ações lúdicas, com jogos educativos e interativos, onde os alunos são convidados a explorar e conhecer as diversas formas de energia, – seja por meio de jogos digitais com recursos tecnológicos, jogos de tabuleiro ou mesmo experimentos ligados à ciência.
De acordo com Letícia Dotta, gestora do projeto pelo grupo CPFL, a iniciativa vem para somar os esforços e propagar ainda mais o tema junto aos educadores, alunos e também a comunidade escolar, públicos que podem replicar as boas práticas em seu dia a dia.