O CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), localizado em Campinas, está lançando uma solução destinada a tornar as jornadas de atendimento por meio de diversos canais digitais ainda mais natural e amigável: a NLU – Natural Language Understanding.
A solução utiliza Inteligência Artificial (IA) nas técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para proporcionar compreensão da linguagem humana – em português – por assistentes virtuais e voice bots, em diferentes canais de relacionamento.
“Ao detectar a intenção, a partir de uma interação nos canais de atendimento, a NLU ajuda a melhorar o diálogo, trazendo mais eficiência, inteligência e fluidez. Com isso, melhora a qualidade da experiência do cliente durante a interação com os serviços de atendimento digital oferecidos pelas empresas em geral”, afirma Ademar Soares Junior, responsável pelo marketing de soluções de Interação Inteligente do CPQD.
Conforme Soares, o uso de IA permite à NLU analisar o contexto e interpretar perguntas e comandos para fornecer respostas mais assertivas aos usuários. Além disso, o aprendizado de máquina permite que esse recurso fique mais inteligente com o tempo e o uso contínuo.
O CPQD ressalta que a NLU complementa o portfólio de Interação Inteligente da instituição de pesquisa, que também inclui as soluções Texto Fala (conversão de texto em voz), Reconhecimento de Fala (STT/ASR), Transcrição de Diálogo e Biometria de Voz, com tecnologia 100% nacional. É fornecida no modelo de software como serviço (SaaS) e pode ser integrada a outros sistemas de diálogo do mercado.
“A NLU é um serviço oferecido por meio de uma API em cloud, que pode ser integrada às soluções do CPQD e, também, a outras de mercado”, afirma Soares. “Pode ser usada, por exemplo, por empresas que possuem assistentes virtuais e desejam agregar Inteligência Artificial ao seu negócio”, conclui.
Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado.