O prefeito Dário Saadi (Repub), candidato à reeleição, divulgou vídeo nas redes sociais na noite desta quinta-feira (19), logo após ter a sua candidatura cassada em primeira instância pela Justiça Eleitoral, argumentando que o Partido dos Trabalhadores (PT) quer “tumultuar” a eleição.
Como mostrou o Hora Campinas, a Justiça Eleitoral de Campinas acatou, em primeira instância, ação de inelegibilidade movida pela Coligação Mudança de Verdade, de apoio ao prefeiturável Pedro Tourinho (PT), e cassou a candidatura do prefeito e candidato à reeleição, Dário Saadi (Repub). Cabe recurso à decisão.
“Mais uma vez o PT quer ganhar o jogo no tapetão! Quer me tirar do jogo”, afirmou Dário no vídeo.
Além da cassação do registro da candidatura, o juiz eleitoral Paulo César Batista dos Santos determinou o veto a eventual diplomação e declarou a sua inelegibilidade pelos próximos oito anos.
O PT argumentou que Dário teria desrespeitado a lei eleitoral ao fazer campanha e gravar dentro de prédios públicos para o horário eleitoral gratuito e para as redes sociais.
“O abuso de poder político se caracteriza como o ato de agente público (vinculado à Administração ou detentor de mandato eletivo) praticado com desvio de finalidade eleitoreira, que atinge bens e serviços públicos ou prerrogativas do cargo ocupado, em prejuízo à isonomia entre candidaturas)”, escreveu o magistrado em sua sentença.
Fogo na Careca
No quadro “Fogo na Careca”, que o candidato tem feito nas mídias sociais, ele argumenta que o PT deseja tumultuar a eleição municipal em Campinas. Segundo ele, “na eleição passada (2020), quatro anos atrás, fizeram a mesma coisa”, aponta. “Entraram na Justiça por causa de um exame médico que eu fiz num condomínio e não deu em nada”, recorda.
Coligação reage
A coligação que apoia Pedro Tourinho refutou as palavras de Dário Saadi. “Ao tentar esconder seu abuso e enrolar o eleitor, Dário acusa o PT ao invés de se defender. Esse tem sido o comportamento típico do prefeito”, afirmou o petista, em nota enviada ao Hora Campinas.
“A ação movida pela Coligação Mudança de Verdade tem um objetivo claro: assegurar a legalidade e a justiça na disputa eleitoral”, encerra a nota.
As eleições municipais ocorrem em 6 de outubro, em primeiro turno.
Se houver necessidade de segundo turno, a votação decisiva está marcada para o dia 27 de outubro.
O horário eleitoral vai até o dia 3 de outubro. Dário lidera em todos os cenários e em pesquisas de todos os institutos divulgadas até agora.
LEIA TAMBÉM
Justiça cassa candidatura de Dário sob acusação de abuso de poder político; cabe recurso