28 de junho de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Defesa Civil alerta para chuvas intensas nos próximos dias em SP

Regional de Campinas está entre as mais vulneráveis, informa o órgão

Redação Por Redação
14 de outubro de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Prefeitura de Campinas dá início à Operação Verão: informações e socorro durante período de fortes chuvas - Foto: Leandro Ferreira / Hora Campinas

Prefeitura de Campinas dá início à Operação Verão: informações e socorro durante período de fortes chuvas - Foto: Leandro Ferreira / Hora Campinas

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de chuvas intensas, acumulados elevados, com riscos de deslizamentos, para os próximos dias em todo o Estado de São Paulo. A previsão é válida de sexta-feira (15) até terça-feira (19). De acordo com o órgão, há previsão de chuvas fortes neste período em Campinas, com possibilidade de precipitações de até 80 milímetros.

De acordo com a Defesa Civil, as regionais mais vulneráveis às ações do clima serão Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Região Metropolitana da Capital, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Serra da Mantiqueira, Sorocaba, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e todo o Litoral Paulista.

Segundo o Cepagri ( Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp a partir da tarde desta quinta-feira (14) há previsão da formação de nuvens profundas na região metropolitana, com chances de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

A previsão para a sexta-feira é céu parcialmente nublado pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde. A aproximação de uma frente fria reforça áreas de instabilidade na região e proporciona a formação de nuvens profundas, com potencial para formação de tempestades isoladas. Entretanto, não há indicativos de severidade para essas tempestades.

As temperaturas na sexta-feira estão previstas entre 20 e 27ºC, tendo a nebulosidade como fator limitante à elevação – havendo períodos prolongados de sol entre nuvens, as máximas podem ficar um pouco mais elevadas.

Entre a noite de sexta-feira e o sábado, a passagem da frente fria deverá causar chuvas mais generalizadas na região, que deverão ser recorrentes ou persistentes.

As temperaturas ficam restritas à uma pequena faixa, por conta da nebulosidade, e devem ficar entre 18 e 25ºC. Ainda há incerteza com relação ao posicionamento do corredor de umidade que essa frente fria organizará sobre o sudeste brasileiro.

Os indicativos presentes colocam esse corredor de umidade entre MG (principalmente) e SP (áreas de divisa com MG). Esse posicionamento implica diretamente na expectativa de chuvas para a região no domingo.
Alertas no celular e na TV

Orientações

Por conta deste cenário meteorológico, faz-se necessário orientar a população sobre o risco de tempestades e das medidas preventivas que elas devem adotar para reduzir os danos materiais e humanos.

– Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões
– Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho
– Nunca atravesse uma via com água ou lama de deslizamento fluindo
– Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco

SMS

A Defesa Civil do Estado envia alertas gratuitamente por SMS com informações em tempo real sobre chuvas fortes e alagamentos. Basta cadastrar o número enviando seu CEP para 40199. É possível acompanhar avisos de ocorrências também pelo perfil @defesacivilsp no Twitter.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou também os Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190). Para mais informações sobre como se prevenir visite o site spalerta.sp.gov.br.

Tags: CampinasCepagriclimatempoDefesa CivilHora Campinasprevisáotempestades
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

A Polícia Federal em Campinas: envolvidos, segundo a PF, responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa Foto: Arquivo

PF faz operação contra quadrilha e empresa de contrabando de cigarros

28 de junho de 2022
Túmulo de Maria Jandira integra o trajeto do passeio - Foto: Divulgação/PMC

Projeto ‘O que te Assombra?’ promove dois passeios em Campinas

28 de junho de 2022
Cursos gratuitos do Instituto Anelo: inscrições abertas a partir do dia 04 de julho - Foto: Marlon Rissatto/Divulgação

Instituto Anelo abre mais de 100 vagas em cursos para segundo semestre

28 de junho de 2022
Para quem quiser participar das corridas, o valor inclui o aluguel do kart e os principais equipamentos de segurança- Foto: Divulgação/Photorace/Fernando Camargo

Kartódromo em Paulínia abre temporada para férias de julho

28 de junho de 2022
Câmara de Campinas faz reunião extraordinária para votar reajuste de servidores públicos - Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara de Campinas

Câmara vota nesta quarta-feira reajuste dos servidores públicos

28 de junho de 2022
Fachada da unidade: instalações foram concebidas para atender a um grande fluxo de pacientes com surdez profunda e candidatos à reabilitação por Implante Coclear Foto: Antoninho Perri/Unicamp/Divulgação

Campinas inaugura hospital de excelência para cirurgias de cabeça e pescoço na Unicamp

28 de junho de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Com submetralhadoras em posição de tiro, policiais vasculham corredor do Shopping D. Pedro: noite de tensão e medo em Campinas Foto: redes sociais/reprodução

    Assalto no shopping D. Pedro: veja fotos e vídeos da correria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas inaugura hospital de excelência para cirurgias de cabeça e pescoço na Unicamp

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Academias de Campinas dão adeus a Fernando Antonio Abrahão e Dalton Tóffoli Tavolaro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assalto dentro do Shopping D. Pedro provoca pânico e correria entre clientes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas na IARC – por Carmino de Souza e Juliana Natívio

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist