Já animado com o aquecimento do mercado de flores e plantas ornamentais no Dia das Mães, que resultou em um aumento entre 10% e 12% sobre as vendas de 2019, dependendo do segmento, o setor da floricultura nacional espera repetir – e até ampliar para até 15% – esse índice no Dia dos Namorados.
A comparação vem sendo feita sobre 2019, considerando que 2020 foi bem prejudicado pelo início da pandemia da Covid-19. De acordo com o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura -, o Dia dos Namorados representa 8% do faturamento anual do setor, equivalente às vendas referentes ao Dia da Mulher.
No entanto, dependendo dos resultados da data em 2021, esse índice pode começar a se destacar mais. O presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker, lembra que cada vez mais as pessoas estão percebendo a importância das flores e plantas no seu dia a dia e que elas são um dos poucos presentes a despertar emoções.
“Em um momento de valorização dos sentimentos, as flores e plantas tornam-se cada dia mais essenciais em nossos lares e para demonstrar o nosso afeto, respeito e admiração pelas pessoas que amamos”, comenta.
Aliados às demonstrações de sentimentos que o Dia dos Namorados exige, estão o grande leque de opções – de variedades e preços – que os produtores têm disponibilizado ao mercado e à adaptação do comércio às novas formas de venda, como o e-commerce, e as entregas por delivery em qualquer canto do país.
A campanha preparada pelo Ibraflor para a ocasião destaca que “Há diversas formas de demonstrar o amor… uma delas é o carinho (o abraço, respeitar as diferenças, entre outras). Demonstre o seu amor com flores e plantas”. A frase acompanha fotos de casais, destacando as diversidades, de maneira geral.
Expectativa do mercado
A Cooperativa Veiling Holambra tem uma perspectiva bastante positiva para o Dia dos Namorados. De acordo com o CEO Jorge Possato Ferreira, o aumento deve ser de 15% em relação ao resultado alcançado em 2019.
A Cooperativa Veiling aposta este ano, além dos produtos tradicionais, nas flores e plantas que trazem o formato de coração, aumentando o apelo emocional para quem deseja expressa o amor que envolve o relacionamento. A campanha promocional da Cooperativa para a data tem os motes “Celebre o amor com o presente mais bonito que você pode dar nesse Dia dos Namorados. Declare uma flor para o seu amor” e “Diga eu te amo sem precisar de nenhuma palavra”.
A Cooperflora prevê que alguns produtos terão menor oferta pela diminuição de áreas de produção ao longo deste último ano de pandemia e pelo clima frio, que dificulta o desenvolvimento.
“As reduções na oferta estão estimadas em 10% com relação ao volume ofertado em 2019. No entanto, no cenário de consumo as expectativas para o Dia dos Namorados são bem positivas, com faturamento semelhante a 2019, com crescimento de 25% sobre o ano de 2020” avalia Gustavo Vieira, gerente de varejo da Cooperflora.