A dupla brasileira George e André foi eliminada do torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Neste domingo (4), na arena montada aos pés da Torre Eiffel, os brasileiros, atualmente em segundo lugar no ranking mundial, foram derrotados pelos alemães Ehlers e Wickler, número três, por 2 sets a 0, 21 a 16 e 21 a 17. A partida foi válida pelas oitavas de final e a dupla é a primeira das quatro representantes do Brasil a deixar a competição olímpica.
“Não conseguimos soltar nosso jogo e impor a consistência de outras ocasiões. O time da Alemanha é forte e vem crescendo no circuito mundial”, disse o capixaba André Stein, de 2,01m e 29 anos.
Essa foi a quinta partida entre as duplas, com vitória do Brasil nas quatro anteriores. “Mais do que todo mundo que torce e acompanha, a gente queria essa medalha, mas às vezes o jogo não sai”, disse George, de 1,90m, 27 anos, e natural de Campina Grande do Sul, no Paraná.
A caminhada do Brasil para a medalha no vôlei de praia continua. Além de George e André, o país classificou para as oitavas todas as outras três duplas que trouxe a Paris. Ainda neste domingo, Evandro e Arthur, nonos no ranking mundial, vão enfrentar os holandeses van de Velde e Imers, que ocupam a oitava posição, e Barbara e Carol enfrentam Mariafe e Clancy, da Austrália. Na segunda (5), Duda e Ana Patrícia encaram as japonesas Akiko e Ishii.
O vôlei de praia fez sua estreia em Jogos Olímpicos em Atlanta 1996, quando o Brasil conquistou as primeiras medalhas olímpicas femininas de sua história, com Jacqueline e Sandra; Mônica e Adriana Samuel, ouro e prata, respectivamente. Ao todo, o Brasil conquistou 13 medalhas na modalidade: três de ouro, sete de prata e três de bronze. (COB)