O atendimento das linhas de ônibus do transporte público que realizam embarque e desembarque no trecho da avenida Dr. Campos Sales, que passa por requalificação, será redistribuído pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) a partir deste sábado (3).
A avenida recebeu seis novos pontos de parada padrão “Glicério”, com 16 abrigos no total, no trecho entre as vias Onze de Agosto e a José Paulino. O embarque e desembarque é realizado à esquerda da via.
Conforme a Emdec, os abrigos estão recebendo comunicação visual para identificação das linhas. “A faixa exclusiva de ônibus terá pavimento rígido (de concreto), sendo que alguns trechos já foram finalizados”, informa a empresa.
Confira a redistribuição do atendimento das linhas nos pontos de parada, válida a partir deste sábado (3):
♦ Entre a Onze de Agosto e a Saldanha Marinho: 140, 141, 142, 162, 408 e 408.1.
♦ Entre a Saldanha Marinho e a Visconde do Rio Branco: 251, 252, 254, 261 e 263.
♦ Entre a Visconde do Rio Branco e a Senador Saraiva: 260, 317, 331, 332 e 371.
♦ Entre a Senador Saraiva e a Álvares Machado: 255, 265, 353, 408 e 408.1
♦ Entre a Álvares Machado e a Ernesto Khulmann: 251, 252, 254, 261 e 263.
♦ Entre a Ernesto Khulmann e a José Paulino: 260, 317, 331, 332 e 371.
As linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha) e 162 (Jardim Paulicéia) passaram a atender ao ponto da Campos Sales no último dia 26 de janeiro.
Os trabalhos de requalificação da avenida Campos Sales foram retomados totalmente no dia 8 de janeiro. A obra da Campos Sales estava prevista para durar 12 meses, conforme anunciado em janeiro do ano passado. “Considerando que a obra iniciou em 26 de janeiro de 2023 e ficou interrompida por cerca de 23 dias, no final do ano, a pedido da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), ainda está dentro do cronograma previsto”, detalha a Emdec.
Com 920 metros de extensão, a avenida Campos Sales liga a avenida Francisco Glicério ao Pátio Ferroviário. O Projeto “Viva Campos Sales” foi lançado em dezembro de 2021 e prevê uma série de mudanças na via, que buscam priorizar a mobilidade ativa e sustentável, a acessibilidade e a segurança na via. A proposta integra o Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC) e de Resgate de Espaços Públicos.
As obras têm investimento de R$ 36 milhões, sendo R$ 6 milhões de recursos municipais, R$ 14 milhões da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) e R$ 16 milhões da CPFL Paulista.