Seis alunas do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Leila Mara Avelino, de Sumaré, embarcaram neste domingo (6) para Pomerode-SC. Na bagagem, elas carregam lições de vida. As estudantes irão apresentar na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) projetos que, de alguma forma, transformaram não apenas elas, mas também o meio em que vivem. Elas estão na final da Febic.
Na primeira fase da feira, que aconteceu de modo virtual, mais de 300 projetos foram apresentados. E as meninas conseguiram a classificação com os trabalhos “Bullying e Cyberbullying entre Nós”, “Mulheres na Sociedade” e “Animais Gritam por Socorro”. Agora, a etapa decisiva, que vai desta segunda-feira (7) a sexta-feira (11), conta com 185 projetos de estudantes de praticamente todos os estados do Brasil, e inclusive do exterior – “Lucky nutrición para mascotas”, da cidade de Los Mochis, no México. Há ainda três de Hortolândia e um de Campinas (Sesi Amoreiras).
As estudantes de Sumaré têm entre 12 e 14 anos e estão no sétimo e oitavo anos. O dinheiro obtido com a venda de camisetas do projeto e proveniente de doações elas juntaram com os recursos da escola, dos pais e da própria Febic para terem o suficiente para viajar. O custo total da viagem é de R$1,5 mil por pessoa. Elas serão acompanhadas por mais três professoras e a diretora da escola.
Será a primeira vez que as estudantes saem do Estado de São Paulo para apresentar um projeto. E três delas nunca entraram em um avião, fato que tornará a experiência da viagem ainda mais interessante, na opinião das meninas. Os prêmios para os melhores projetos incluem troféus, medalhas e credenciamentos para outras feiras nacionais e internacionais.
Animais gritam por socorro
“O Projeto Científico Animais Gritam Por Socorro tem como objetivo conscientizar os indivíduos sobre a utilização de cobaias animais, em testes nas indústrias, que fabricam produtos para os consumidores humanos e também sobre o selo de certificação na qual identificam se a empresa não realiza essa ação.
Gostaríamos de alertar que os animais estão em perigo e que na maioria das vezes são sacrificados e até mesmo mortos para a aprovação de produtos em geral. Diante de nossa pesquisa de campo, observamos que a maioria das pessoas sabem sobre os testes em animais, mas não são conscientes sobre o selo e sua função. A nossa intenção é levar conhecimento a essas pessoas para a seleção de cosméticos sustentáveis através de ações nas mídias sociais e ambiente escolar.” As autoras são Hevellin dos Santos, Joice Polotto e Larissa Domenique.
Bullying e Cyberbullying entre Nós
“O projeto sobre cyberbullying foi iniciado no ano de 2021. Devido à pandemia, a conscientização foi realizada através de live pelo Google Meet, onde os alunos puderam socializar e refletir sobre o assunto. Depois, já no ensino presencial, no início de 2022, foi criado um clube juvenil na escola, enfatizando o bullying e cyberbullying. A metodologia do clube são aulas semanais envolvendo pesquisa, debates e orientações para que os alunos saibam como lidar com esse tipo de situação. De acordo com o resultado de questionário e de relatos dos alunos, o bullying e o cyberbullying ainda se fazem muito presentes no cotidiano, sendo necessário esse trabalho para que haja um menor número de casos dessas agressões. Essa pesquisa contribuiu para possibilitar a exposição do que está acontecendo dentro das escolas e até nas ruas.” As autoras são Daniela Pasqualin Roxo e Giovanna Santos.
Mulheres na sociedade
“Este projeto discorre sobre a história e a inclusão das mulheres na sociedade. A decisão de iniciar essa pesquisa se deu após a realização do projeto “Mulheres na Ciência.
Quem são? E como trazer mais mulheres a ciência?” que instigou a análise do papel social da mulher no ambiente científico e social. Durante essa comparação, percebeu-se que ao longo dos anos a inclusão e a representatividade das mulheres na sociedade evoluiu, no entanto ainda há um longo caminho a ser percorrido. Notou-se que o investimento na educação, criação e aplicação de leis e políticas públicas contra a desigualdade de gêneros são fundamentais para diminuir a iniquidade. O principal objetivo é dissertar sobre como se formou a estrutura da sociedade atual e quais ações possibilitam a desconstrução da mesma, tornando-a equânime. Inicialmente, foi realizado um estudo sobre o feminismo e suas definições para esclarecimento do conceito. Em seguida, foi realizada uma revisão sistemática de artigos científicos publicados no Brasil. Posteriormente, foi elaborado um clube juvenil (aula criada e organizada por estudantes da escola do programa de ensino integral E.E. Leila Mara Avelino). O clube juvenil tem como principal objetivo incentivar o estudo e inclusão de meninas na área científica, tecnológica, de engenharias e matemática. Simultaneamente, foi disponibilizado um questionário quantitativo para direcionar o foco da defasagem de conhecimentos. A proposta educativa será dada por meio da criação de um perfil no instagram para a divulgação da pesquisa e propagação de exemplos de mulheres que contribuíram e contribuem ativamente para a sociedade. Essa pesquisa tem por objetivo esclarecer como foi construída a sociedade baseada na desigualdade de gênero e motivar mudanças a serem realizadas.” A autora é Valentina de Oliveira.