Garantido na semifinal da Taça Independência, o Guarani enfrenta o Mirassol na próxima sexta-feira (17), às 20h, no estádio José Maria de Campos Maia, no noroeste paulista, valendo vaga na final da competição.
O São Bernardo, dono da segunda melhor campanha geral do Campeonato Paulista e maior pontuação entre os eliminados nas quartas de final, enfrenta a Inter de Limeira na outra semifinal da Taça Independência, nesta quinta-feira (16), às 19h, no estádio Primeiro de Maio, no ABC Paulista. O Leão bateu o Santo André por 4 a 2 nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal, em jogo disputado no último sábado (11) no estádio Bruno José Daniel, válido pelas quartas de final.
Quem sair vencedor desse confronto, enfrenta o vitorioso no duelo entre Mirassol e Guarani na final da Taça Independência.
Guarani e Mirassol ainda não se enfrentaram na temporada 2023, já que estavam na mesma chave do Paulistão, encerrando a participação na 1ª fase atrás de São Paulo e Água Santa no Grupo B. A má notícia para o torcedor bugrino é que o time campineiro nunca venceu o Leão fora de casa em jogos oficiais. Em 10 jogos no campo adversário, todos pelo Estadual, foram três vitórias da equipe da casa e sete empates.
Como o Mirassol fechou a primeira fase com um ponto de vantagem sobre o Guarani, no caso 15 a 14, o duelo entre as duas equipes acontecerá em jogo único no Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol. Em caso de igualdade no placar, a vaga será decidida nos pênaltis.
O duelo entre Guarani e Mirassol marca a reedição do confronto de quartas de final do Paulistão, em 2021. Na ocasião, também em jogo único na casa do adversário, o Bugre então comandado pelo técnico Daniel Paulista sucumbiu nos pênaltis, depois de empate sem gols no tempo normal.
Este será o primeiro dos três confrontos entre Guarani e Mirassol nesta temporada, já que as duas equipes voltarão a duelar na Série B do Campeonato Brasileiro, disputado em sistema de turno e returno.