Campinas recebe neste sábado (11) a apresentação do Grupo Casa Caiada e a participação especial da cantora Juliana Alves. O show acontece dentro do projeto “Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória”, na Sala dos Toninhos, a partir das 15h.
A entrada é gratuita. O local fica atrás da Estação Cultura, na região central de Campinas. O projeto tem seu terreiro no limite entre o Centro e a Vila Industrial, território simbólico e berço do samba campineiro.
Entre trilhos, arquitetura e lembranças, o evento se propõe a ressignificar a história da Vila Industrial e do território cultural Sala dos Toninhos, onde a memória se faz canto e a resistência se transforma em alegria, celebrando mestras, mestres e bambas do samba, protagonistas de ontem e de hoje.
O encontro, que pretende ser mensal, é uma criação da Rede Usina Geradora, Ponto de Cultura NINA e pretende cumprir com excelência o que a temática exige: samba de responsa e ambiente alegre. Contará com a participação de convidados e convidadas artistas, grupos e protagonistas – mestras, mestres de hoje e de ontem – da cena do samba em Campinas e região.
Conduzido e animado pelo Grupo Casa Caiada, o evento vem promover o encontro entre as pessoas e evidenciar os patrimônios imateriais e materiais, assim incentivando o acesso e a frequência aos bens públicos, reativando e aproximando os valores de sua manutenção e do convívio.
O evento também pretende aliar a gastronomia, tradição e arte brasileira em um espaço de convívio. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Grupo Casa Caiada
Formado pelos irmãos Sotil, nasceu das rodas de samba de quintal em Campinas, trazendo o samba como energia, memória e resistência cultural. Referência regional, mistura sambas de breque, ritmos sincopados e composições autorais. Com disco lançado, já levou o samba campineiro a palcos internacionais, incluindo apresentação em Angola.
SERVIÇO
“Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória”
Roda de Samba com Grupo Casa Caiada e participação especial de Juliana Alves;
Quando: 11 de Outubro (sábado)
Horário: a partir das 15h
Local: Sala dos Toninhos (Estação Cultura);
Endereço: Rua Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial (entrada para estacionamento gratuito);
Entrada gratuita
Livre para todas as idades











