O Guarani finalmente desencantou e derrotou o Operário-PR por 3 a 0, na noite desta terça-feira (24), no Brinco de Ouro da Princesa, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Lucão do Break, no final do primeiro tempo, balançou a rede em cobrança de pênalti, Júlio César garantiu o segundo gol no início da etapa final e Alex Silva (contra) marcou o terceiro no último lance do jogo.
Vitorioso após três rodadas, o Bugre chega a 33 pontos, ultrapassa o rival paranaense e sobe provisoriamente para a quinta posição na tabela de classificação. Derrotado, o Fantasma amarga o primeiro resultado negativo em meio aos cinco jogos consecutivos sem perder, estaciona nos 32 pontos e cai momentaneamente para a sétima colocação.
O jogo:
A partida começou movimentada e a primeira chance foi do Operário-PR. Paulo Sérgio cobrou boa falta, a bola pingou, e Rafael Martins fez a defesa. Rapidamente o Guarani respondeu em cobrança de escanteio, Lucão do Break cabeceou e a bola foi para fora. Jogando em casa, o Bugre continuou atacando e quase aproveitou vacilo do lateral-esquerdo Fabiano. Mateus Ludke roubou a bola, e Andrigo soltou a bomba, pela linha de fundo.
Aos 23’, Rodrigo Andrade ganhou disputa de bola no meio-campo, avançou e arriscou de longe, sem perigo para Simão. Três minutos depois, Djalma Silva finalizou de fora da área, a bola desviou na marcação e sobrou na mão de Rafael Martins. O Alviverde teve mais uma chance em jogada criada por Andrigo, Lucão do Break rolou para Bruno Sávio e o atacante errou o alvo.
Aos 34’, Lucão do Break apareceu novamente, fez o pivô e Júlio César chutou. A bola triscou a trave e acertou a rede pelo lado de fora. Melhor em campo, o time campineiro continuou pressionando, agora em chute de Rodrigo Andrade, e Simão fez a defesa. Na reta final da primeira etapa, Lucão do Break girou, a bola acertou o braço de Leandro Vilela e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o próprio centroavante chamou a responsabilidade, bateu rasteiro, Simão ainda relou nela e a bola foi para o fundo do gol.
O Guarani voltou com tudo no segundo tempo e ampliou o placar logo aos 4’. Rodrigo Andrade ganhou disputa pela direita, levantou a bola na área, e Simão espalmou. No rebote, Júlio César chutou forte para estufar a rede. O Operário-PR tentou reagir rápido com um chute de Reniê, de fora da área, e a bola passou perto da meta de Rafael Martins.
O time paranaense continuou em busca da reação e chegou com perigo após cobrança de falta de Djalma Silva pela esquerda. Alex Silva subiu mais que a defesa e testou para fora. Na frente no placar, o Bugre diminuiu o ritmo, e o Fantasma tentou o gol de honra em uma bomba de Marcelo, de fora da área. A bola saiu pela linha de fundo.
Aos 33’, Djalma Silva cobrou escanteio, Alex Silva finalizou, e Mateus Ludke salvou em cima da linha. No rebote, Rodrigo Pimpão chegou chutando forte e foi travado pela marcação. Dois minutos depois, Djalma Silva cobrou mais um tiro de canto com precisão, Alex Silva cabeceou forte, e Rafael Martins fez milagre para defender. No rebote, o ataque paranaense foi bloqueado novamente.
Na reta final da partida, o Operário-PR assustou mais duas vezes. Na primeira, Djalma Silva chutou, a bola desviou em Rodrigo Pimpão e passou muito perto. Na segunda, foi a vez do próprio Pimpão finalizar e a bola quase triscou no travessão. No último lance, o Bugre puxou contra-ataque pela direita e encontrou Bidu na área. O lateral-esquerdo chutou de canhota, a bola desviou em Alex Silva e foi para o fundo do gol, garantindo o terceiro do time campineiro.
Agenda
Na próxima rodada, o Alviverde tem o Náutico como adversário, apenas no dia 4 de setembro, sábado, às 16h30, no estádio dos Aflitos, em Recife. O Fantasma volta a campo no mesmo dia, quando encara o Vitória, às 11h, no estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa.
FICHA TÉCNICA: GUARANI 3X0 OPERÁRIO-PR
Guarani: Rafael Martins; Mateus Ludke, Thales, Ronaldo Alves e Bidu; Bruno Silva, Rodrigo Andrade (Índio) e Andrigo (Carlão); Bruno Sávio (Maxwell), Júlio César (Allan Victor) e Lucão do Break (Renanzinho). Técnico: Daniel Paulista.
Operário-PR: Simão; Alex Silva, Rodolfo Filemon, Reniê e Fabiano (Rafael Oller); Fábio Alemão, Leandro Vilela (Rafael Chorão) e Marcelo (Cleyton); Felipe Garcia (Schumacher), Djalma Silva e Paulo Sérgio (Rodrigo Pimpão).
Gols: Lucão do Break, aos 44’ do primeiro tempo, Júlio César, aos 4’ do segundo tempo e Alex Silva (contra), aos 50′ do segundo tempo.
Local: Brinco de Ouro da Princesa, Campinas (SP)
Público e renda: Portões fechados.
Cartão amarelo: Ronaldo Alves (GUA).
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO).