Quando o grupo que integra o projeto Hora Campinas decidiu se aventurar no mercado, de forma quase quixotesca, sabia das grandes dificuldades que se avizinhavam. O portal fora lançado em plena pandemia da Covid-19, em março de 2021, no auge da crise sanitária e da retração econômica. Era, ainda, um projeto sustentado basicamente pelo idealismo e pela vontade, pura e simples, de fazer jornalismo. O melhor jornalismo possível, diante de todas as dificuldades.
Aos olhos de parte do mercado, o Hora Campinas está configurado como uma espécie de cooperativa de jornalistas. Pode parecer, mas não é. O Hora é uma startup de jornalismo. O conceito é o de buscar informação relevante e histórias inspiradoras por meio de uma curadoria que inclui experiência editorial e a bússola da cidadania. O Hora Campinas é, em essência, um projeto que luta contra a banalização da notícia, contra o sensacionalismo e contra a ditadura dos cliques.
O mundo virtual caça-níquel confunde o leitor e tenta passar a ideia (falsa) de que publica notícia.
Não, não é notícia! Trata-se de espaços digitais que se digladiam pela atenção do internauta, com base em títulos dúbios ou escandalosos. O Hora rejeita essa estratégia.
A audiência
Desde março de 2021, o portal busca fazer jornalismo. Todo o investimento é em jornalismo e em tecnologia, no sentido de permitir, sempre, a melhor navegação possível e um design agradável para seus leitores.
E, neste sentido, ao chegar aos dois anos de projeto, o Hora acaba de alcançar uma marca expressiva: 2 milhões de leitores – também denominados de usuários únicos pelos sistemas de métricas da internet. São leitores que entraram pelo menos uma vez no portal, segundo dados do Google Analytics.
De acordo ainda com a plataforma que mensura a audiência, o Hora Campinas tem uma média mensal de 300 mil page views.
É grande, também, o engajamento dos leitores, com compartilhamento diário das notícias e colunas que mais lhe chamaram a atenção. O Hora tem outros números interessantes: soma de 10 mil seguidores nas redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube e Twitter) e mais 20 mil assinantes de notificações gratuitas. Eles recebem as notícias em tempo real, sem custo, na palma da mão ou no seu notebook ou computador.
Os acessos
O Hora é um veículo regional, que trata da agenda local e de assuntos que mexem com o cotidiano de sua comunidade. Seu conteúdo envolve ainda seções e colunistas que fortalecem a pluralidade de opinião e a diversidade de temas.
Entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com mais acessos estão, pela ordem, Campinas, Hortolândia, Sumaré, Indaiatuba, Americana, Valinhos, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Monte Mor e Santa Bárbara d’Oeste.
Outros municípios do Interior de São Paulo com grande número de leitores são Sorocaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Piracicaba, Limeira e Jundiaí. A Capital é o segundo lugar com mais acessos ao portal entre todas as localidades.
O que explica esse mosaico de acessos é o perfil metropolitano dessas regiões, com grande interação entre as cidades e a presença de campineiros espalhados por esses lugares estratégicos. Filiais ou sedes de empresas instaladas em Campinas, mas com conexões com São Paulo e as outras cidades, também explicam essa audiência diversificada.
O Hora Campinas não sabe o futuro que lhe espera, mas tem muito orgulho do que conseguiu até aqui.
Nesta semana de aniversário de dois anos, inclusive, o portal trará uma série de reportagens especiais, além de novidades que qualificarão ainda mais o seu conteúdo. Vamos em frente!
Para saber sobre números e as operações do Hora Campinas clique neste link abaixo
https://horacampinas.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Hora_Arte.pdf