Pelo segundo ano consecutivo, as igrejas católicas tiveram de fazer adaptações em suas celebrações da Semana Santa – uma das mais importantes do calendário cristão. Obedecendo aos protocolos emergenciais de enfrentamento à pandemia do coronavírus, as igrejas e oratórios estão abertos para oração pessoal, mas com restrições para atividades que possam gerar aglomerações, como missas presenciais e procissões. As igrejas foram orientadas a transmitir missas pelas mídias sociais, onde os padres deverão privilegiar orações, pregações e catequeses.
A Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas, por exemplo, preparou uma programação especial para esse período. O templo permanecerá aberto durante o dia para que as pessoas possam realizar suas orações individuais diante do Santíssimo Sacramento. Os fiéis podem também se confessar com os padres de plantão.
“As confissões estão sendo feitas em pontos separados e abertos na igreja, com distanciamento e sempre com as máscaras, além disso, a temperatura das pessoas que entram na igreja também é aferida, tudo isso para que não haja problema sanitário e ao mesmo tempo seja possível a efetivação desse importante sacramento”, explica o padre Alexandre Oliveira, pároco da igreja.
As celebrações do chamado “tríduo pascal” foram adaptadas para a nova realidade, por exemplo, na quinta-feira Santa (01) em que simbolicamente as igrejas reproduzem o ato do Lava Pés de Jesus com os discípulos será omitido, para que não haja esse contato tão próximo e físico. Na sexta-feira da paixão, quando também habitualmente se realiza a procissão do senhor morto e adoração da cruz, normalmente com contato, também não serão realizados.
Apesar dessas adaptações todas as celebrações e missas do Tríduo Pascal serão transmitidas pelas redes sociais da paróquia.
Confira a programação completa na N. S. Auxiliadora:
Quinta-feira 01/04:
13h às 17h igreja aberta, com a exposição do Santíssimo Sacramento para oração individual e padres para atendimento de confissões
17h – transmissão ao vivo da Benção Solene do Santíssimo Sacramento
18h – Missa da Ceia do Senhor
Sexta-feira 02/04:
8h às 14h – igreja aberta para oração individual diante de Cristo morte
15h – transmissão ao vivo da Celebração da Paixão do Senhor
19h – transmissão ao vivo da Celebração das trevas
Sábado Santo 03/04:
8h às 15h – igreja aberta para oração individual e meditação da Via Sacra.
18h – transmissão ao vivo da Solene da Vigília Pascal
Domingo de Páscoa:
7h às 17h – igreja aberta com a exposição do Santíssimo Sacramento para oração individual, padres para atendimento de confissões e distribuição da eucaristia de hora em hora.
18h30 – transmissão ao vivo da Missa de Páscoa