Dados da Boa Vista – SCPC relativos a dezembro de 2021 mostram uma elevação de 5,8% no nível de faturamento das vendas no comércio de Campinas em relação a dezembro de 2020. Esse resultado representa ainda expansão de 134% em relação a novembro de 2021. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) o bom desempenho foi motivado pelas compras de Natal e pelo pagamento do 13º Salário no final do ano.
De acordo com a avaliação do economista Laerte Martins, diretor da Acic, nas vendas físicas, o faturamento do comércio de Campinas em dezembro de 2021, foi calculado em R$ 3,081 bilhões. Em dezembro de 2020 esse valor foi de R$ 2,912 bilhões. Já na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o faturamento de dezembro de 2021 foi estimado em R$ 7,336 bilhões, contra R$ 6,934 bilhões de igual mês de 2020.
Em dezembro de 2021, nas vendas de “Bens Não Duráveis” o segmento de Supermercados evoluiu em 10,5%, Drogarias e Farmácias cresceram em 4,1% e, nos Postos de Combustíveis, a alta foi de 8,5%. Em “Bens Duráveis”, no setor de Materiais de Construção as vendas evoluíram em 4,1%, enquanto que em Vestuário o crescimento foi de 1,5%. Em Bares e Restaurantes o aumento foi de 1,2% e em Serviços, Turismo e Transportes, 0,95%.
Nas vendas digitais sobre o varejo (e-commerce) o efeito do Natal permitiu uma expansão de 32%, saltando de R$ 837,1 milhões em dezembro de 2020, para R$ 1,105 bilhão em dezembro de 2021.
Inadimplência
A inadimplência em Campinas, entre dezembro de 2021 e de 2020, teve uma elevação superior a 2%, gerando cerca de 237.854 carnês/boletos não pagos, que correspondem a R$ 187,9 milhões em valores de endividamentos. Na RMC, foram gerados 566.319 carnês/boletos não pagos, correspondendo a R$ 447,4 milhões em valores de endividamento, também entre dezembro de 2021 e de 2020.
De acordo com o economista da Acic, “a evolução que o ‘varejo restrito’ de Campinas e Região apresentou, em dezembro de 2021, com uma boa elevação nas vendas, foi motivada pela intensificação do processo de vacinação contra a Covid-19 e pelo incremento nas receitas pelo 13º Salário no final do ano. No entanto, os consumidores foram às compras com mais moderação”, avalia.
Natal
As vendas do Natal de de 2021, avaliadas em relação às vendas do mesmo período de 2019 (pré-pandemia), tiveram uma expansão de 1,7% em Campinas e Região.
“Infelizmente, para janeiro de 2022, a previsão é de que os números se deteriorem, principalmente pelos desarranjos dos indicadores da economia, e por ser um ano eleitoral. A forte elevação dos preços dos produtos de primeira necessidade e dos combustíveis provocou um aumento na taxa de inflação de 10,06% em 2021, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo ( IPCA) da FGV. No efeito dessa elevada taxa inflacionária, tem que se considerar a elevação dos juros, através da Selic (9,25%), a desvalorização do Real e a elevação do câmbio, que resultam na perda do poder de compra dos consumidores. Somados a esses indicadores econômicos negativos, mas, com uma melhora dos efeitos da pandemia, o volume de vendas de dezembro de 2021 mostrou um varejo mais positivo para Campinas e Região”, observa Martins.