25 de junho de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Jornalismo brasileiro perde a elegância e o talento de Cesar Camarinha

Mestre das capas emblemáticas de jornais, ele foi uma referência para gerações

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
31 de agosto de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Camarinha, com seu estilo elegante e aristocrático: fez muitos amigos no jornalismo, sempre sendo uma ótima companhia Foto: Arquivo pessoal

Camarinha, com seu estilo elegante e aristocrático: fez muitos amigos no jornalismo, sempre sendo uma ótima companhia Foto: Arquivo pessoal

O jornalismo brasileiro perdeu nesta terça-feira (31) um de seus nomes mais representativos, um profissional que ao longo da carreira construiu não só pilares de competência, mas também pontes de inúmeras e leais amizades. Cesar Camarinha ocupou cargos em várias redações de jornais e revistas do País, mas foram no extinto Jornal da Tarde e no Correio Popular, de Campinas, que deixou seu legado na história da profissão.

Camarinha era um senhor quase octogenário, um peso que jamais curvou seu estilo esguio, elegante e altivo. Magro, muito magro, jamais apareceu mais ou menos arrumado em encontros sociais e profissionais. Sua acurácia na imagem pessoal era uma marca. Camisas, calças, sapatos, cabelo, cinto, meia e perfume compunham seu capricho diário. Um esmero para amigos e pessoas de seu convívio pessoal.

 

Dois flagrantes da década de 90 de Camarinha em reuniões com amigos e em mesas de bares: papo cabeça e sempre atento aos colegas Fotos: Arquivo

 

A personalidade agregadora conduziu Camarinha pela vida afora. Estava rodeado de amigos, sempre proseando e fazendo planos de novos encontros. Esse elo era inquebrantável. A pandemia da Covid-19 foi um duro golpe para quem sempre celebrou os encontros. A forçada separação deixou Camarinha distante dos amigos que o jornalismo lhe deu. Certamente isso o entristeceu, e a quem o admirava também.

Na carreira, era mestre de capas antológicas. Nos anos 80, com a pulsante energia criativa do Jornal da Tarde, um veículo que construiu uma história de jornalismo inovador, marcou presença. Não só nas abordagens editoriais, mas também nas soluções gráficas. Camarinha pertencia a esse laboratório do JT, criando, liderando e somando à equipe de talentos.

 

Camarinha em montagem de vários momentos: amigos lamentam a despedida

 

Era uma fase raiz do jornalismo. Grandes reportagens, depois de apuradas, eram pensadas em sua embalagem. Como apresentá-las de forma criativa e envolvente ao leitor? Camarinha entrava em campo para desenhar as capas, no jargão do passado, “rafear” aquela que seria a vitrine do JT no dia seguinte. E fez isso centenas de vezes. Talvez milhares.

 

Arte feita pelo caricaturista Félix, que reproduziu literalmente toda a redação do Correio Popular a lápis em 1998: Camarinha e seu indefectível bigode

 

Campinas entra na sua vida

Quando o JT dá os primeiros sinais de dificuldade (viria a ser fechado só em 2012, em sua última edição), Camarinha volta seus olhos para o Interior de São Paulo. Seu vínculo com a cidade começa por meio do então Jornal de Domingo, do grupo de O Estado de S. Paulo. Camarinha vinha à cidade para implantar e organizar o novo projeto gráfico do jornal. E Campinas agradece! É neste momento que ele aceita um novo desafio.

Em expansão gráfica e editorial, e encorpado por talentos das letras, o Correio Popular passou a ser a nova casa do jornalista anos depois. No Correio, além de muitos amigos, fez também história, com capas históricas e soluções para suplementos temáticos. Seu refinamento elevou ainda mais, à época, a qualidade do jornal. É dele, por exemplo, a solução da capa do Correio de 2 de maio de 1994, uma segunda-feira, dia em que o jornal não circulava. A morte do ídolo Ayrton Senna era notícia obrigatória no mundo. Uma capa simples e aristocrática. Minimalista. Essencial, com os elementos que bastavam àquele momento de dor. Depois, vieram muitas outras e a vida seguiu.

 

A capa da edição extra do Correio de 2 de maio de 94, desenhada por Camarinha: datas de nascimento e de morte, foto, assinatura e a frase “Estou em paz com a vida, estou em paz comigo mesmo”

 

Nos últimos anos, Camarinha se dedicava a projetos de comunicação empresarial, ocupando cargo de diretor de Produção em revista paulistana. Na Capital, participou de muitos projetos editoriais, sempre oferecendo seu talento para sofisticar as publicações.

 

Camarinha (com tipoia no braço) e os amigos Manuel, Marcelo e Joaquim, em coondomínio de Campinas Foto: Arquivo pessoal

 

Repercussão nas redes sociais

A notícia da morte consternou amigos e ex-colegas de redação. Nas redes sociais, a repercussão foi muito grande. Um dos mais emocionados depoimentos foi dado pelo designer Osvaldo Furiatto Jr, que conviveu muitos anos com Camarinha. Seu post é de gratidão e reconhecimento.

“Acabo de perder aquele que foi a pessoa que profissionalmente mais acreditou em mim nessa vida. Dos meus mestres, ele foi o meu grande mestre. Foram anos de aprendizado. Ele me pegou praticamente um artista quase cru e moldou como o profissional que sou hoje. Houve sempre um enorme respeito entre nós, mesmo nos raros momentos de divergência. Ele sabia que eu tinha o ímpeto da juventude, e ao mesmo tempo, eu reconhecia sua gigantesca experiência. Uma verdadeira relação de mestre e discípulo”, escreveu.

“Tchau Cesar Camarinha, meu amigo de décadas. Vá em paz. Obrigada por tudo que me ensinou e pela amizade íntegra e sincera que tanto me fez bem”, despediu-se Janete Trevisani, colunista do Hora Campinas.

“Camarinha, artista de espírito arteiro. Grande figura, excelente colega de trabalho, profissional ímpar. Triste saber da sua partida”, definiu a jornalista Silvana Guaiume.

“Grande Camarinha! Acima de tudo um gentleman”, lembrou o jornalista Luis César de Souza Pinto.

“Além de tudo, era o técnico da equipe voluntariosa de futebol do Correio Popular nos anos 90″, completou o jornalista Dalton Almeida, publicando no post uma foto emblemática de um jogo em Muzambinho (MG), cidade do amigo e jornalista Pedro Aurélio Varoni de Carvalho. A partida terminou 3 a 3, com direito a chuva torrencial. Liderar aquele escrete era motivo de orgulho para Camarinha, apesar, certamente, de alguns lances bisonhos que ele, sempre elegante, à beira do gramado, ignorava.

 

O técnico Camarinha e seu time postado para a foto oficial em Muzambinho, nos anos 90 Foto: Arquivo pessoal

 

A despedida

Cesar Camarinha, 77 anos, passou seus últimos dias internado no Centro Médico de Campinas. Ele morreu devido a complicações de uma cirurgia. Seu sepultamento ocorreu no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. Neste domingo, dia 5 de setembro, uma missa será realizada em sua homenagem na Igreja Cristo Rei, às 19h, no Chapadão, em Campinas. Ele deixa a mulher Ana Maria, sua companheira das últimas décadas, filhas, irmão, sobrinhos, netos e centenas de amigos que jamais o esquecerão.

Tags: Cesar CamarinhahomenagemHora Campinasimprensajornalismolutomídia
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Notícias Relacionadas

A primeira fase da reforma cuida da recuperação de toda a estrutura do Convivência. Foto: Arquivo

Primeira fase de reforma do Convivência termina este ano

24 de junho de 2022
A operação da Polícia Civil foi realizada nesta sexta-feira pela manhã. Foto: Divulgação

Polícia prende suspeitos de assassinato de guarda municipal de Campinas

24 de junho de 2022
A Festa Junina acontecerá no estacionamento do shopping. Foto: Divulgação

Shopping Iguatemi Campinas realiza Festa Junina no estacionamento

24 de junho de 2022
Os voos para Fernando de Noronha sairão quatro vezes por semana de Viracopos. Foto: Divulgação

Azul lança voo direto de Campinas a Fernando de Noronha

24 de junho de 2022
Em todo o estado, 5 milhões de pessoas a partir de 40 anos estão aptas a receber o segundo reforço. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Campinas aplica reforço da Covid no público a partir de 40 anos

24 de junho de 2022
Casos de sintomas gripais têm aumento de procura por atendimento. Leandro Ferreira/Hora Campinas

Sintoma gripal responde por um terço dos casos atendidos no Mário Gatti

24 de junho de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Evento no Taquaral: apresentações das bandas acontecem entre inspiradoras histórias de superação e preleção de oradores - Foto: Divulgação

    Praça Arautos da Paz recebe evento ‘Voltando a Sonhar’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Moda atemporal: conforto, elegância e sustentabilidade para usar todo o ano – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas perde Hugues Jorge, uma lenda do esporte

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • 3ª Expo Gatos será realizada em Sorocaba no final de junho

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Programe-se: temporada de festas juninas de clubes e paróquias já começou

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist