O Ciclo das Sinfonias da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas será aberto neste sábado, 15 de abril, com a Segunda Sinfonia de Johannes Brahms, em concerto regido pelo maestro Luís Gustavo Petri, às 20h, no Teatro Municipal José de Castro Mendes. O concerto marca a estreia do Ciclo Brahms, composto pelas quatro sinfonias do compositor alemão.
O programa traz ainda o Episódio Sinfônico, do compositor carioca Francisco Braga e o Concerto Nº 4 para Piano e Orquestra em Sol Maior, de Beethoven, com solo do pianista Eduardo Monteiro.
Os ingressos para o quarto concerto da Temporada 2023 da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas estão disponíveis em teatrocastromendes.com.br e na bilheteria do teatro, de quarta a sábado, das 16h às 21h.
Luís Gustavo Petri
Regente titular e fundador da Orquestra Sinfônica de Santos, é convidado frequente das mais importantes orquestras brasileiras como Sinfônica Municipal de São Paulo, OSESP, OSPA (Porto Alegre), OSTG (Paraná), OSB (Brasileira), OSUSP, Filarmônica de Manaus, Jazz Sinfônica Brasil, entre outras, além de ter se apresentado frente a orquestras na República Dominicana e em Portugal.
Há quase 30 anos à frente da Sinfônica de Santos colocou a orquestra dentro do cenário nacional realizando inúmeras ações, concertos, óperas e balés, tornando-se participante ativa no Festival Música Nova de Santos e permanente do Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Regeu óperas, balés e musicais, como: Magdalena, Rigoletto, Il Cappello di Paglia di Firenze, La Traviata, O Morcego, Romeu e Julieta, O Lago dos Cisnes, Violanta, Uma Tragédia Florentina, RISCO, My Fair Lady, West Side Story, Vítor ou Vitória, Cabaret, Lago 21, Cidades Invisíveis, entre outros.
Junto de Cleber Papa criou o Ópera Curta, projeto que inovou o formato da ópera e encontrou sucesso absoluto em diversas cidades brasileiras. Venceu o Prêmio Bibi Ferreira, na categoria Melhor Direção Musical pelo espetáculo My Fair Lady (2016).
Eduardo Monteiro
Considerado um dos maiores expoentes do cenário pianístico brasileiro, o carioca Eduardo Monteiro teve seu talento reconhecido internacionalmente desde jovem. Em 1989 recebeu, por unanimidade, o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, além do prêmio de melhor intérprete de Beethoven. Foi laureado, também, nos concursos de Dublin, em 1991, e Santander, em 1992.
Foi solista das principais orquestras do Brasil e de renomadas orquestras do Exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen, a Orquestra de Câmara de Viena, a Sinfônica de Novosibirsk e a Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola.
Seu abrangente repertório tem como uma de suas principais características um refinado critério de escolha, demonstrando especial interesse pela música brasileira, cujas interpretações são consideradas referência por seu grau de excelência. Em sua discografia destaca-se o CD Piano Music of Brazil, gravado pelo selo inglês Meridian Records e lançado em recital no Wigmore Hall de Londres, em 2007. Este trabalho obteve críticas elogiosas em conceituadas revistas especializadas internacionais.
Eduardo Monteiro ocupa um lugar de destaque no panorama da formação pianística no País.
É vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é professor de piano do Departamento de Música. Seus alunos conquistaram numerosas premiações em concursos no Brasil e no exterior, com destaque para o primeiro prêmio no 25º Concurso Internacional de Piano Clara Haskil, na Suíça, em 2013.
Serviço
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Ciclo das Sinfonias – Brahms
Dia e hora: 15 de abril, 20h
Local: Teatro Municipal Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas.
Ingressos disponíveis em teatrocastromendes.com.br e na bilheteria do teatro, de quarta a sábado, das 16h às 21h.