De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil possui a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais do mundo, além de ser o terceiro em população total de pets.
Sendo assim, a procura por produtos voltados para a saúde dos animais, cuidados estéticos e alimentação acaba sendo alta, e, consequentemente, faz com que o mercado pet fature cada vez mais.
Apesar da pandemia, o setor conseguiu registrar crescimento, ao contrário de muitos outros que acabaram registrando queda nas vendas.
Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), no ano passado, o mercado pet registrou crescimento de 13,5%, com faturamento de R$40,1 bilhões. Para esse ano, a expectativa é que o segmento encerre 2021 com crescimento de 22,1% a mais, e com faturamento que ultrapassa os R$50 bilhões.
“Como os brasileiros passaram mais tempo em casa, reduziram os passeios por conta das restrições, acabaram interagindo mais com os seus pets e mudando os hábitos de higiene e isso fez com que a necessidade de consumo dos produtos voltados para higiene e bem estar dos cães e gatos aumentasse nesse período”, explica Carolina Vaz, fundadora da Dog´s Care – empresa no mercado desde 2006.
O setor Pet no Brasil
551 milhões – cães
40 milhões – Aves
24,7 milhões – Gatos
19,4 milhões – Peixes
2,4 milhões – Répteis e pequenos mamíferos
32.675 – Número de lojas de varejo no país
Fonte: IPB (Instituto Pet Brasil)