4 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

MIS Campinas: Veja a programação do Cineclube para o final de semana

Sessões são gratuitas e realizadas em duas salas do museu

Redação Por Redação
6 de outubro de 2022
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 4 mins
A A
MIS Campinas: Veja a programação do Cineclube para o final de semana

Palácio dos Azulejos, hoje sede do MIS Campinas no Centro da cidade - Foto: Divulgação

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas tem uma interessante programação de filmes para este mês. A agenda começou no dia 1 e segue ao longo das próximas semana.

As sessões das várias curadorias do Cineclube do MIS ocorrem às sextas, sábados e domingos e também às quartas-feiras. São dois espaços para projeção: Sala de Exibição e Sala Glauber Rocha. As sessões de cinema são gratuitas e seguidas de debates sobre as produções.

 

O MIS Campinas fica no Palácio dos Azulejos, na Rua Regente Feijó, nº 859 , no centro da cidade, próximo à Catedral Metropolitana.

 

Veja abaixo a programação para sexta, sábado e domingo:

 

♦ Sexta-feira, 07/10 – TRAINSPOTTING (1996) – 19h30 – 18 anos

Direção de Danny Boyle

Reino Unido, Colorido, 94 min., legendado

Curadoria de Ricardo Pereira

Ciclo “Cinema & Literatura”

Em Edimburgo, na Escócia, vive Renton (Ewan McGregor), um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane (Kelly MacDonald) e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy (Johnny Lee Miller), um imoral desenhista de HQs fanático por Sean Connery; Tommy (Kevin McKidd), um atleta responsável; Spud (Ewen Bremmer), um bobalhão de bom coração e Begbie (Robert Carlyle), um violento sociopata. Baseado no romance homônimo de Irvine Welsh.

 

♦ Sábado, 8/10 – VIVER A VIDA (1962) – 15h30 – 16 anos

 

Direção de Jean-Luc Godard

França, PB, 85 min., legendado

Curadoria de Ricardo Pereira, Claudia Amoroso Bortolato, Carlos Tavares e João Buhrer

Mostra “Godard, o subversivo”

Nana (Anna Karina) trabalha em uma loja de discos, mas sonha em se tornar uma atriz de cinema. Depois de se separar do namorado, ela se entrega à prostituição e se envolve com Raoul (Sady Rebbot), um cafetão, que lhe ensina os truques do ofício. Com o tempo ela decide deixar aquele trabalho, mas Raoul não está disposto a abrir mão de uma de suas mercadorias mais lucrativas. O quarto filme de Godard nasceu de um período de crise e incerteza em sua vida e carreira. Seu casamento com Anna Karina passou por uma enorme tensão em seu primeiro ano depois que ela sofreu um aborto espontâneo. Ao mesmo tempo, Godard começou a questionar e criticar seus próprios métodos de filmagem e o conteúdo de seu trabalho. Enquanto seus colegas da Nouvelle Vague estavam se movendo em direção ao cinema comercial mais mainstream, ele estava se movendo em direção a um trabalho mais político e intransigente. “Viver a Vida” era o avanço pelo qual ele vinha trabalhando.

 

♦ Sábado, 8/10 – O DESPREZO (1963) – 17h30 – 16 anos

 

Direção de Jean-Luc Godard

França, colorido, 105 min., legendado

Curadoria de Ricardo Pereira, Claudia Bortolato, Carlos Tavares e João Buhrer

Mostra “Godard, o subversivo”

Adaptando livremente o romance homônimo de Alberto Moravia, Godard conta a história de Paul Javal (Michel Piccoli) que ganha o desprezo de sua esposa (Brigitte Bardot) quando submete seu talento como escritor aos objetivos comerciais de um produtor americano vivido por Jack Palance, ao aceitar o trabalho bem remunerado de empobrecer o roteiro de uma adaptação da Odisseia de Homero dirigida pelo venerado Fritz Lang (interpretando a si mesmo). Muito de “O Desprezo” é estruturado no contraste entre o clássico e o moderno, embora o que Godard quer dizer com “clássico” seja complexo e parcialmente heterodoxo. O “moderno” é mais fácil de especificar: é a vulgaridade e a ganância promovidas pelo dinheiro, e a psicologização neurótica de Paul sobre os motivos de Ulisses para deixar Penélope e demorar tanto para voltar à Ítaca.

 

♦ Sábado, 8/10 – A GRANDE TESTEMUNHA (AO AZAR BALTHAZAR) (1966) – 19h30

 

Direção: Robert Bresson

França, PB, 95 min., legendado

Curadoria de Tanael e Danilo

Cineclube Verve

O ciclo de vida do burro Balthazar, assim batizado em aspersão, é modelo típico da estética cinematográfica bressoniana. O animal ocupa posições e funções determinadas pelas circunstâncias históricas, pelo uso de que se servem os humanos. No entanto, os dilemas do tempo inscrevem-se no corpo de Bathazar, esculpindo uma memória.

 

♦ Domingo 9/10 – CIDADÃO KANE (1941) – 16H – LIVRE

 

Direção de Orson Welles

EUA, PB, 119 min., legendado

Curadoria de Claudia Bortolato

Sessão de Domingo

Cidadão Kane é o primeiro filme de Orson Welles (1915-1985), que embora não tão bem recebido em seu lançamento, hoje consta das listas de muitos críticos e cinéfilos como o melhor filme de todos os tempos. Há quem não goste de listas dos melhores filmes, mas não se pode negar a engenhosidade e criatividade de Welles, como a inovação na estrutura narrativa, que no filme não se concentra na ação, mas sim no estudo de um personagem, e ao lado de seu diretor de fotografia Gregg Toland (1904-1948), Welles inovou na técnica ao trazer à luz e aperfeiçoar a técnica cinematográfica de profundidade de campo, mantendo o foco simultâneo de todos os elementos em cena, estejam eles no primeiro plano, centro ou segundo plano. Um marco na história do cinema. Muito do insucesso em seu tempo se deve à propaganda negativa lançada sobre o filme, e sobre o próprio Welles, pelo poderoso empresário estadunidense – William Randolph Hearst (1863-1951) – principal inspiração para a criação do protagonista (Charles Foster Kane). Mankiewicz (1909-1993), o roteirista que foi recentemente filmado biografado em Mank – 2020, criou diálogos diretamente das anotações de Hearst. Xanadu, a residência de Kane, foi inspirada no Hearst Castle. Rosebud, a última palavra falada por Kane em seu leito de morte, é o fio condutor de uma pesquisa jornalística e uma história contada a partir de depoimentos dos que com Kane conviveram.

Tags: ArteCampinascineclubecinemaculturaentretenimentoLazerMIS CampinasMuseu da Imagem e do Sompalácio dos azulejos
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Baile em Campinas celebra o Dia das Mães com música, dança e público 60+
Arte e Lazer

Baile em Campinas celebra o Dia das Mães com música, dança e público 60+

Por Redação
3 de maio de 2026

...

Instituto Anelo abre inscrições para práticas de Banda
Arte e Lazer

Instituto Anelo abre inscrições para práticas de Banda

Por Redação
2 de maio de 2026

...

Festa das Nações de Joaquim Egídio recebe apresentação do projeto Oficinas de Música Caipira

Festa das Nações de Joaquim Egídio recebe apresentação do projeto Oficinas de Música Caipira

2 de maio de 2026
Sinfônica de Campinas apresenta espetáculo em homenagem ao Dia das Mães

Sinfônica de Campinas apresenta espetáculo em homenagem ao Dia das Mães

1 de maio de 2026
‘Voltando a Sonhar’ tem nova edição em Campinas a partir desta sexta-feira

‘Voltando a Sonhar’ tem nova edição em Campinas a partir desta sexta-feira

30 de abril de 2026
Sinfônica da Unicamp fará concerto com maestro Anderson Alves

Sinfônica da Unicamp apresenta concerto ‘Sinfonia no Arena’

27 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Histórias inspiradoras e quase centenárias: Campinas tem 5.291 nonagenários

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Comissão aprova feriado municipal em 14 de julho no aniversário de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Pioneiro da Praça do Coco sai em defesa da Prefeitura e diz que árvores estavam ‘mortas’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.