O Museu da Cidade, na Casa de Vidro, em Campinas, recebe entre 6 e 30 de novembro a Mostra Cultural Afrifuturista. A exposição divulga os 54 países africanos por meio das artes e culturas, sob o olhar em perspectiva e nos parâmetros da África contemporânea. A curadoria da Mostra é do professor Odair Marques da Silva, autor do Atlas GeoCultural da África, com realização da Editora Eiros do Brasil, e apoio cultural de Museu da Cidade e Secretaria Municipal de Cultura e MIPID por meio da Secretaria Municipal de Educação de Campinas.
O propósito da mostra é apresentar o continente através de um acervo plural marcado por uma estética caracterizada por modalidade de artes manuais, pinturas, moda, esculturas, fotografias, vídeos de apresentações musicais e de danças. As instalações permitem conhecer ainda um continente culturalmente marcado pela pluralidade e pela beleza estética africana.
O conceito afrofuturista surgiu em meados dos anos 90 no meio acadêmico dos EUA. Gênero artístico que transcende a linguagem estética ao mesclar as culturas tradicionais, ancestrais e contemporâneas combinadas com elementos contemporâneos e de abordagem futurista. Os princípios do afrofuturismo interagem com o afrifuturismo, versão promovida entre intelectuais africanos, com a sofisticação da vida moderna, urbana e tecnológica, estabelecidas principalmente nas capitais africanas.
Serviço:
Mostra Cultural Afrifuturista
Data: de 6/11 a 30/11
Horário: de terça a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral.