O Museu da Língua Portuguesa promove a roda de conversa “A língua acolhe? O ensino de português para alunos migrantes”, nesta quarta-feira (13), às 18h30, em seu canal no YouTube. A atividade visa discutir a importância de projetos político-pedagógicos que respeitam e valorizam as diversas culturas, a fim de promover a inclusão de estudantes estrangeiros no ensino brasileiro.
Idealizada pelo Lab_Língua Portuguesa, do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, a ação vai contar com a participação de profissionais da educação e do ativismo social que, tanto na prática quanto na teoria, lidam com o desafio de acolher alunos migrantes e fazê-los se adaptar à nova realidade escolar.
Fernanda Zientara vai falar sobre sua experiência como professora de português na Escola Municipal de Educação Infantil Infante Dom Henrique, do bairro Canindé, na capital paulista, referência da rede municipal no acolhimento de estudantes e família migrantes. Renata Franck Mendonça de Anunciação, doutoranda em Linguística Aplicada e Leitora Brasileira na Universidade Nacional Timor Lorosa’e, do Timor-Leste, traz para o debate questões levantadas no artigo de sua autoria, “A Língua que acolhe pode silenciar? Reflexões sobre o conceito de ‘Português como língua de acolhimento’”.
Já Olson Oscar, haitiano há cinco anos no Brasil, irá compartilhar sua experiência como ex-aluno migrante atendido pelo Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Perus I, em São Paulo, onde atualmente ele atua como professor voluntário de crioulo haitiano. Por fim, a boliviana Jobana Moya, ativista e mãe de uma aluna migrante, junta-se ao bate-papo trazendo a perspectiva do ensino a partir da visão de pais e da comunidade imigrante – na capital paulista, ela está à frente da Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas, que busca promover a integração social e denunciar qualquer tipo de discriminação.
Com mediação de Luiza Magalhães, Supervisora do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, o encontro virtual “A língua acolhe? O ensino de português para alunos migrantes” tem a intenção de mostrar como a barreira da língua e as diferenças culturais podem ser entraves à inserção de crianças e jovens no sistema de ensino brasileiro, resultando em situações de preconceito e bullying.
Esta ação faz parte da programação da próxima exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, “Sonhei em português!”. Em cartaz a partir de novembro, a mostra, com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, debaterá temas relacionados aos deslocamentos humanos contemporâneos.