Entra em operação na próxima terça-feira (1) um novo radar na Avenida Ruy Rodriguez, nas proximidades da estação Morumbi do BRT Ouro Verde. O equipamento de fiscalização está no sentido Centro – bairro. Nas imediações há semáforo com foco para pedestres e acionado por botoeira. Na região há um outro equipamento de fiscalização, mais a frente, próximo à passagem por baixo da rodovia dos Bandeirantes.
Levantamento técnico da Emdec aponta desrespeito à sinalização. Somente neste mês de julho (até dia 25) foram 3.118 ocorrências de velocidade acima da máxima permitida, principalmente por motociclistas que desrespeitam o sinal vermelho e cobrem a placa com as mãos para que o veículo não seja identificado.
A região, que fica próxima à rodovia dos Bandeirantes, tem escola para jovens e centro universitário; além do movimento natural das pessoas do entorno e da circulação de linha do BRT Ouro Verde. É alta a circulação, tanto de pedestres, quanto de veículos.
No local existem quatro faixas para veículos, além da faixa do BRT Ouro Verde, que futuramente terá ponto de parada na estação Morumbi.
Em um terreno com declive acentuado e curva, veículos vindos do Centro têm menos de 50 metros de visibilidade, a partir da cabeceira da ponte sobre o rio Capivari, em relação ao local de travessia de pedestres.
Segundo a Emdec, a instalação deste novo radar tem relação direta com segurança viária e a equação entre velocidade x distância necessária para a frenagem total. A 60 km/h, um motorista gasta o equivalente a 29 metros para reagir e 33m para parar totalmente após acionar os freios, utilizando 62m no total. Ou seja, ultrapassa o espaço de 50m e potencialmente atinge um pedestre durante a travessia.
Já a 50 km/h a reação do condutor consome 21m e a frenagem 21m. Neste caso, são necessários 42m para a frenagem total e o veículo não atinge a área de travessia metros. A 40 km/h, a distância para deixar o veículo parado é de 26m, sendo 14m para a reação do condutor e mais 12m para frenagem total.
As distâncias percorridas e as reações do condutor dependem do tipo de superfície da via, das condições climáticas, da idade do condutor e do estado do veículo.
Para avisar aos condutores sobre o novo radar, a Emdec colocou faixas pela região, informando o início da operação do equipamento. A sinalização de trânsito foi revitalizada; e os radares estão aferidos e homologados pelo órgão competente.