As obras iniciais do Trem Intercidades (TIC) devem gerar cerca de 11 mil vagas de trabalho, entre empregos diretos e de toda cadeia produtiva que será movimentada para concretizar o projeto. A estimativa foi feita pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que esteve em Campinas neste sábado (7) para apresentar o trecho Jundiaí-Campinas do TIC – Eixo Norte, que ligará a Estação Barra Funda a Campinas, com parada em Jundiaí.
A projeção de geração de vagas se refere ao trecho até Jundiaí, o chamado Trem Intermetropolitano (TIM), com cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. A linha irá operar com sete trens e o percurso será de 44 quilômetros com previsão de deslocamento de 33 minutos. A linha irá operar com sete trens e o percurso será de 44 quilômetros com previsão de deslocamento de 33 minutos. O valor máximo da tarifa do TIM será de R$ 14,05.
Em entrevista no Prédio do Relógio, localizado no Pátio Ferroviário, na Vila Industrial, Tarcísio ressaltou o impacto da implantação do TIC na região. “A gente tá falando em um grande investimento, que tem imediatamente o efeito na geração de emprego e a sociedade ganha com isso”, disse o governador. “É um projeto de grande porte, desafiador. Campinas vai ganhar o seu trem intercidades, o sonho de ter um trem de passageiros de média velocidade, ligando duas cidades de grande porte”, acrescentou.
O TIC será realizado na modalidade parceria público-privada (PPP) e prevê investimento de R$ 13,5 bilhões. A ligação entre São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí, terá cerca de 100 quilômetros de trajeto, oferecendo um serviço expresso entre a Estação Barra Funda e Campinas, com parada em Jundiaí. A viagem terá duração de 64 minutos, com 15 trens executando a operação.
A tarifa média anual do serviço expresso será de até R$ 50 – montante estabelecido no edital do TIC. O valor máximo da tarifa estabelecida no edital é de R$ 64.
Conforme o projeto, a rota que inclui Campinas passará pela área de 200 mil metros quadrados do Pátio Ferroviário, abrangendo o Centro e a Vila Industrial.
“Assim se começa a descomprimir as rotas de chegada a São Paulo, como a Rodovia dos Bandeirantes. Tem uma hora que não tem mais faixa que de conta. Temos que apostar nesta solução do transporte rodoviário. O cidadão vai poder viajar trabalhando, em condições confortáveis, e chegar num tempo de 64 minutos na capital. Vai facilitar o planejamento diário, também de quem planeja morar em cidades próximas, vai movimentar o mercado imobiliário, a indústria, tem um efeito sinérgico muito grande”, avaliou o governador.
Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o TIC deve provocar um grande impacto na mobilidade urbana. “Vai facilitar muito o transporte ferroviário a vida dos campineiros que acessam a capital paulista. Tenho certeza que a cidade e a RMC ganham muito com o trem intercidades e o trem Intermetropolitano”, destacou.
O leilão internacional de concessão patrocinada para a construção do Eixo Norte do TIC está marcado para o dia 28 de novembro. O processo de concorrência será do tipo concessão patrocinada por um período de 30 anos, a partir da data de início da operação comercial. De acordo com Tarcísio, “a previsão é em 2029 a gente comece a operação do trem metropolitano e em 2031 o trem intercidades”.
Poderão participar do leilão sociedades e demais pessoas jurídicas, entidades brasileiras ou estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcio, cuja natureza e objeto sejam compatíveis com a participação na licitação. O participante deve atender plenamente todos os termos e condições do edital.
O primeiro critério de julgamento será o maior desconto sobre a contraprestação pecuniária máxima. O vencedor será o que apresentar a maior redução de pagamento, pelo Estado, pela prestação dos serviços. Caso seja ofertado desconto igual por mais de um licitante, o pregão será definido pelo segundo critério, que é o de maior redução do aporte do Estado no projeto.
*Matéria atualizada às 16h