Professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de São Paulo vão ter mais uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos na disciplina e complementar a formação inicial.
Uma parceria inédita entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape), e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) oferece 810 vagas para curso de pós-graduação lato sensu em Educação Matemática nos polos da Faculdade Sesi de Educação na capital, Campinas e Sorocaba.
O curso é gratuito, presencial e tem duração de 18 meses (360 horas). As aulas têm início em setembro e o conteúdo dividido em: 60% conhecimentos sobre a Matemática e como ensiná-la, 20% conhecimentos pedagógicos gerais e 20% para planejamento, aplicação, avaliação de prática e elaboração constante do TCC. Todas as informações estão disponíveis para consulta no site da Efape.
A nova formação será incluída no cálculo no processo de atribuição de aula e classes (pontuação equivalente ao do professor cursista do programa Multiplica SP) e também na evolução da carreira do docente na rede estadual. O investimento da ação, realizado pelo Sesi, é de até R$ 500 milhões em 10 anos.
“A disciplina de matemática é fundamental para a aprendizagem desde as classes de alfabetização. Nossos professores, porém, têm o desafio de ensinar o conteúdo de uma maneira eficiente e atento às novidades metodológicas. Neste ano, a rede aumentou em 70% o tempo destinado à disciplina na matriz curricular dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Por isso, é importante termos docentes ainda mais preparados para atuar nas salas de aula”, explica Renato Feder, secretário da educação.
Cadastro de professores
Os interessados devem fazer o cadastro de manifestação de interesse na Secretaria Escolar Digital até 7 de agosto. As inscrições serão entre 29 de julho e 5 de agosto, no site do Sesi-SP.
“Por meio da utilização de metodologias com foco na resolução de problemas, o curso pretende fortalecer os professores para que suas aulas possam trazer confiança aos estudantes, reforçando que a matemática pode ser aprendida por todos. É uma grande oportunidade para que os professores da rede estadual possam se aperfeiçoar, além da vantagem em obter evolução na carreira e pontuação diferenciada na atribuição de aula”, afirma Daniele Quirino, coordenadora da Efape.
A expectativa é que nos próximos anos novas turmas sejam abertas em polos do Sesi em São Paulo. “Queremos aprimorar o conhecimento especializado do professor de matemática e promover um ensino que vá além da memorização de regras e aplicação de fórmulas. O professor deve deixar de ser apenas apresentador e avaliador e assumir o papel de mediador e gestor de uma comunidade de aprendizagem”, acrescenta Adilson Dalben, supervisor de Projetos de Formação do Sesi-SP.
Mais matemática no Currículo Paulista
Desde o início do ano letivo de 2024, as escolas da rede estadual ampliaram a carga horária destinada ao ensino de matemática em 70% e a inclusão do componente de educação financeira. A proposta visa ampliar o aprendizado de matemática e permitir aos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio a construir uma relação melhor com o dinheiro ao longo da vida.
Mais de um milhão de estudantes da rede estadual têm acesso semanal às aulas, com material didático construído pela Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Educação de SP.