A última pesquisa eleitoral Quaest/EPTV, dentro da série do primeiro turno e divulgada neste sábado (5), aponta o candidato à reeleição Dário Saadi (Republicanos) com 59% dos votos válidos na corrida pela Prefeitura de Campinas. Pedro Tourinho (PT) aparece com 27% e Rafa Zimbaldi (Cidadania), com 13%.
Neste cenário, Dário Saadi venceria no primeiro turno, porque daria ao candidato a maioria absoluta dos votos.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Wilson Matos (Novo) aparece com 1%, e Angelina Dias (PCO), com 0%. Ambos estão empatados na margem de erro.
A pesquisa Quaest, encomendada pela emissora EPTV, afiliada à Rede Globo, foi realizada presencialmente com 1.002 pessoas de 16 anos ou mais em Campinas, nos dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
PESQUISA ESTIMULADA
A pesquisa revelou que na intenção de voto estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista, Dário Saadi subiu dois pontos percentuais em relação ao último levantamento, realizado em 18 de setembro.
Dário aparece com 48%, Pedro Tourinho com 22% (eram 13% em 18 de setembro) e Rafa Zimbaldi com 10% (eram 16%). Wilson Matos (Novo): 2% (era 1% nas duas pesquisas anteriores) e Angelina Dias (PCO): 0% (eram 2% nas duas pesquisas anteriores).
A pesquisa também mostrou que o número de indecisos caiu um ponto percentual e ficou com 7%, e branco, nulo e não vai votar: 11% (eram 14% em 18 de setembro).
SEGUNDO TURNO
Em um eventual segundo turno na disputa pela Prefeitura de Campinas, os números mostram que Dário Saadi (Republicanos) derrotaria tanto Pedro Tourinho (PT) quanto Rafa Zimbaldi (Cidadania).
Dário Saadi (Republicanos) x Pedro Tourinho (PT)
Dário Saadi: 58% (eram 61% em 18 de setembro)
Pedro Tourinho: 29% (eram 21%)
Nulo, branco ou não votaria em nenhum: 9% (eram 13%)
Indecisos: 4% (eram 5%)
Dário Saadi (Republicanos) x Rafa Zimbaldi (Cidadania)
Dário Saadi: 59% (eram 53% na pesquisa de 18 de setembro)
Rafa Zimbaldi: 23% (eram 28%)
Nulo, branco ou não votaria em nenhum: 14% (eram 13%)
Indecisos: 4% (eram 6%)