Em que pese o fato de estar disputando um campeonato de nível inferior como a Série A2 do Campeonato Paulista, a Ponte Preta não conquistava cinco vitórias consecutivas em jogos oficiais há quase uma década. Na última vez que isso havia acontecido, em 2014, a Macaca terminou a campanha conquistando o acesso à elite nacional. Desta vez, a busca é pelo retorno à primeira divisão estadual.
Há nove anos, no início do segundo turno da campanha do vice-campeonato da Série B, sob o comando do técnico Guto Ferreira, a Ponte venceu o Luverdense por 1 a 0 no Mato Grosso, depois derrotou o ABC por 2 a 0 em Natal, em seguida goleou o Oeste por 5 a 1, logo após aplicou 3 a 0 no Vila Nova em Goiânia e, por fim, bateu o Ceará por 3 a 1 em Campinas, em um espaço de apenas duas semanas, entre os dias 12 e 27 de setembro de 2014. Os resultados encadeados colocaram a Macaca na liderança da Série B. Dois meses depois, os pontepretanos comemoraram o acesso, mas deixaram o inédito título escapar.
A atual sequência positiva começou há quase três meses, com a vitória por 1 a 0 sobre o Náutico, no dia 4 de novembro de 2022, no Estádio dos Aflitos, em Recife, pela última rodada da Série B. Os outros jogos que completam a série aconteceram nos últimos 12 dias: vitórias apertadas por 2 a 1 sobre Velo Clube, São Caetano e XV de Piracicaba, antes do triunfo pelo placar clássico de 3 a 0 sobre o Monte Azul, na noite da última quarta-feira (25), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Virá mais um acesso daqui a dois meses, assim como aconteceu em 2014?
Os quatro resultados mais recentes da Ponte Preta, que juntos representam o melhor início de temporada da equipe desde 2008, ano em que se sagrou vice-campeã paulista, levaram o time à liderança isolada da Série A2, com 12 pontos. Mas o técnico Hélio dos Anjos não se contenta apenas com esse bom início de campeonato. Para ele, é necessário evoluir ainda mais e se provar durante todo o campeonato para poder ser coroado com o acesso.
“Não estou completamente satisfeito, pois a gente sabe o que esse time ainda pode render. A gente quer e está buscando ganhar muito mais. Temos uma obrigação muito grande com a torcida e também com a instituição que não nos permite deitar em berço esplêndido”, ponderou o treinador pontepretano, em entrevista coletiva concedida logo após a vitória sobre o Monte Azul, com dois gols do meia Elvis e um do artilheiro Jeh, no Majestoso.
“Tenho 39 anos nessa profissão e não serão quatro jogos da A2 que vão trazer empolgação para o vestiário. Claro que a torcida está empolgada e isso nos enche de alegria, mas não fizemos nada ainda. A torcida da Ponte tem dado exemplo e faz por merecer esse nosso esforço num momento em que a adesão de torcida no Brasil todo está baixa”, enalteceu Hélio dos Anjos, em referência aos mais de seis mil torcedores que apoiaram a equipe nas arquibancadas.
Com a chance de conquistar a sexta vitória consecutiva, algo que a equipe não consegue desde 2011, considerando jogos oficiais mesmo por diferentes competições, a Ponte Preta recebe o Taubaté no próximo sábado (28), às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, pela 5ª rodada da Série A2.