Após 35 dias sem entrar em campo pelo Campeonato Paulista, a Ponte Preta conquistou a primeira vitória dentro de casa da temporada ao bater a equipe mista do Santos por 3 a 0 na noite desta sexta-feira (16), no estádio Moisés Lucarelli, pela 5ª rodada da competição.
Com dois gols de João Veras e outro de Moisés, a Ponte protagonizou um primeiro tempo impiedoso, manteve o placar na etapa final e chegou à segunda vitória consecutiva no Paulistão, mais de um mês depois do triunfo por 1 a 0 sobre o Botafogo, em Ribeirão Preto.
Com a elástica vitória sobre o Peixe, a Macaca chegou aos sete pontos e continua na terceira colocação do Grupo B do Paulistão, mas reduziu a diferença para para a vice-líder Ferroviária, que soma 10. O São Bento é o lanterna da chave, com 4 pontos, mas tem um jogo a menos e também está na briga pela classificação.
A Ponte Preta volta a campo contra o Red Bull Bragantino na próxima segunda-feira, às 20h, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
O jogo
O massacre pontepretano teve início logo aos 8′, quando João Veras dominou no peito e completou rebote de chute de Moisés que o goleiro John bateu roupa para o meio da pequena área. O jovem atacante de 20 anos repetiu a dose aos 32′, dessa vez aproveitando furada de Luan Peres após cruzamento pela esquerda de Camilo, em lance de contra-ataque. Veras, que tinha apenas dois gols nos 17 jogos anteriores pela equipe principal, repetiu a marca em menos de meia hora.
Apenas dois minutos depois, aos 34′, Moisés recebeu lindo lançamento de Niltinho em novo contragolpe e bateu por baixo de John para anotar o terceiro gol da equipe. O atacante de 24 anos marcou o segundo gol na temporada, em seu primeiro jogo após ter o direito de compra exercido pela Ponte junto ao Concórdia-SC.
A Macaca só não desceu para o vestiário com uma vantagem maior no placar porque John praticou boas defesas em chutes perigosos de Camilo, aos 21′ e Niltinho, aos 26′. No segundo tempo, o técnico argentino Ariel Holan promoveu a entrada de alguns jogadores titulares, mas o Santos não foi capaz de vazar o gol de Ygor Vinhas. No entanto, o Peixe teve boas chances para marcar o gol de honra. A primeira oportunidade veio aos 8′, em forte cobrança de falta de Lucas Lourenço que parou no arqueiro alvinegro. Aos 28′, Vinhas apareceu novamente para espalmar chute de Marinho. Por fim, aos 34′, Jean Mota buscou o canto direito, mas a bola saiu pela linha de fundo.
FICHA TÉCNICA:
Ponte Preta: Ygor Vinhas; Apodi, Ruan Renato, Luizão e Yuri; Dawhan (Léo Naldi), Barreto e Camilo (Renan Mota); Niltinho (Pedrinho), Moisés e João Veras (Paulo Sérgio). Técnico: Fabinho Moreno.
Santos: John; Vinícius Balieiro (Pará), Kaiky, Luan Peres e Copete; Kevin Malthus, Ivonei (Lucas Lourenço) e Gabriel Pirani (Jean Mota); Ângelo (Marinho), Lucas Braga e Kaio Jorge (Marcos Leonardo). Técnico: Ariel Holan.
Gols: João Veras, aos 8′ e 32′, e Moisés, aos 34′ do 1º tempo.
Local: Moisés Lucarelli.
Público e Renda: Portões fechados.
Cartões amarelos: Yuri (PON); Vinícius Balieiro, Marcos Leonardo e Kevin Malthus (SAN).
Juiz: Flávio Rodrigues de Souza.