Campinas alcançou a marca de 35,7 mil comparecimentos à Campanha de Multivacinação nesta segunda-feira (13). Os dados refletem aumento na procura por doses durante a segunda semana de prorrogação da ação, que está programada para terminar nesta terça-feira, 14 de novembro. No período foram aplicadas 23,3 mil doses.
A campanha teve início em 30 de setembro e tem como público-alvo as crianças e adolescentes de até 14 anos, mas adultos também podem atualizar as cadernetas.
A quantidade de pessoas que compareceu às unidades de saúde foi maior do que o número de doses contabilizadas porque nem todas as pessoas estavam com vacinas atrasadas.
No fim de semana, a Secretaria de Saúde promoveu pela segunda vez uma ação no Shopping Parque das Bandeiras. A ação durou dois dias e 174 doses foram aplicadas.
Entre as vacinas que podem ser atualizadas ao longo da campanha estão: pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A. Além disso, a ação inclui aplicações de doses contra a covid-19 e a gripe. Veja abaixo perfil da vacinação.
Comparecimentos
< 1 ano – 8.950
1 a 4 anos – 9.648
5 a 8 anos – 6.115
9 a 14 anos – 11.036
Total – 35.749
Receberam a vacina
< 1 ano – 7.749
1 a 4 anos – 6.230
5 a 8 anos – 2.914
9 a 14 anos – 6.473
Total – 23.366
Como se imunizar?
Os imunizantes estão disponíveis nos 67 centros de saúde da cidade. Basta apresentar documento com foto e a caderneta (se tiver).
Neste ano, a Saúde levou a multivacinação pela primeira vez a cinco terminais de ônibus, e aplicou doses em três shoppings: Unimart, Parque Dom Pedro e Parque das Bandeiras. E, por meio de uma parceria com a Emdec, Transurc e cooperativas do transporte público, houve concessão do benefício da gratuidade de ônibus para crianças, adolescentes e os responsáveis durante a ida e volta dos locais de vacinação no Dia D da campanha.
Para elevar a área de cobertura, a Administração ainda promoveu vacinação em escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, conforme calendário de cada uma.
Além disso, foram elaboradas ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary e, por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus do transporte público coletivo de Campinas têm publicidade da campanha no backbus (parte traseira) e busdoor (vidro traseiro), e 1,4 mil cartazes colocados nas áreas internas.