O projeto de revitalização da Rua José Paulino, no Centro de Campinas, tem as obras previstas para começar no dia 21 de novembro, com duração estimada de 12 meses e custo de R$ 4,4 milhões.
O projeto, apresentado na sexta-feira (6). prevê acesso seguro para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo e privilegia o resgate do espaço público, conforme a prefeitura.
Haverá a implantação de ciclofaixa e de faixa exclusiva para o transporte público. O limite de velocidade na via será reduzido para 40 km/h. Os trabalhos serão executados em 835 metros, nas nove quadras da via, com verbas da Secretaria Municipal de Transportes. As obras ficarão a cargo da Comercial e Construtora Fênix Ltda.
Levantamento realizado pela Emdec, em 2017, apontava a circulação de 21 mil pedestres, por dia, na rua José Paulino. Na via circulam, diariamente, 33 linhas do transporte coletivo municipal e outras nove linhas intermunicipais. Somente do transporte municipal são 183 ônibus, com várias viagens pela via.
O prefeito Dário Saadi enfatizou algumas qualidades da obra. “Melhora a circulação de ônibus do transporte público; abre uma ciclofaixa, dando mais segurança aos ciclistas, que será integrada à ciclofaixa da avenida Campos Sales; e melhora o ambiente, com um novo mobiliário urbano, com uma rua totalmente requalificada”, pontuou. E concluiu: “Eu tenho certeza que com essa obra estamos ampliando a requalificação do centro da cidade”.
“O grande detalhe é trazer de volta uma acessibilidade ao pedestre, principalmente. A região central é composta, muitas vezes, por pessoas que chegam ao Centro de ônibus ou pedestres que moram na região. Nós queremos melhorar essa acessibilidade”, enfatizou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Obras
A requalificação da rua José Paulino contempla recape e regularização do pavimento asfáltico; nova sinalização horizontal e vertical; substituição do pavimento das calçadas por piso intertravado; e implantação de piso podotátil e botoeiras sonoras nos semáforos.
Serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos. Duas das paradas terão plataformas elevadas. O local receberá novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação.
Para diferenciar o pavimento, o piso intertravado será implantado de duas formas: com paginação “espinha de peixe” na faixa de circulação e de “fileira” nas faixas de serviço.
A região também ganhará rampas de acessibilidade e implantação de piso podotátil indicando as rotas acessíveis. As áreas de paradas de ônibus serão delimitadas. Os abrigos serão do padrão “Glicério”. Para a implantação dos abrigos e melhorar as condições do caminhar, haverá o alargamento da calçada.
Entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar, o pavimento será nivelado na altura do passeio (calçada), proporcionando a fluidez no “calçadão”. O nivelamento também tem o objetivo de diminuir a trepidação na Catedral Metropolitana, protegendo o patrimônio histórico.
As vagas de táxis serão realocadas junto à praça Rui Barbosa, do lado esquerdo da via. Haverá abrigo para atender os taxistas. A praça também receberá mobiliário urbano de apoio, bancos, floreiras e paraciclos.