Morreu neste domingo (5) um dos maiores nomes do futebol brasileiro. O ex-árbitro Romualdo Arppi Filho tinha 84 anos, estava internado no Hospital Ana Costa, em Santos, sua cidade natal, e não resistiu a complicações renais. A Federação Paulista de Futebol (FPF) lamentou em nota o falecimento e destacou que Romualdo foi um dos grandes nomes da história da arbitragem nacional.
Romualdo deixa a esposa, três filhos e três netos.
No ápice da carreira, apitou a final do Mundial Interclubes de 1984, entre Independiente da Argentina e Liverpool da Inglaterra, e a decisão da Copa do Mundo do México, em 1986, entre Argentina e Alemanha.
Romualdo Arppi Filho atuou na FPF entre 1958 e 1990. Foi o segundo árbitro brasileiro seguido a apitar a partida final de Copa, antecedido por Arnaldo Cézar Coelho.
Iniciou a carreira aos 14 anos e profissionalmente aos 20. Arbitrou ao longo da carreira duas decisões de Campeonato Brasileiro (1984 e 1985) e participou, ainda, das Olimpíadas da Cidade do México (1968), Moscou (1980) e Los Angeles (1984).
Em nota de pesar, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou o falecimento de Arppi Filho e se solidarizou com familiares e amigos do juiz.
Nos últimos anos, Arppi Filho passou a viver em São Vicente, também no Litoral de São Paulo, onde atuava como corretor de imóveis.