Campinas registrou 13 mil atendimentos pelo serviço de Saúde Digital de março a outubro deste ano. A teleconsulta começou a ser aplicada gradativamente na cidade no fim de maio deste ano e está disponível em todos os Centros de Saúde desde a última semana de julho.
Um levantamento realizado pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde mostra que o maior número de atendimentos foi registrado nas regiões norte e sudoeste. Com isso, as áreas com mais demandas foram as dos centros de saúde Costa e Silva, Aurélia, Boa Vista, Santa Bárbara, Rosália, San Martin, Esmeraldina, Nova América e 31 de Março.
O total de atendimentos contempla teleconsultas, quando um paciente realiza consulta com um médico, e as teleinterconsultas, quando profissionais dos Centros de Saúde (CSs) trocam informações e opiniões com especialistas de policlínicas para otimizar a assistência em casos que abrangem as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia e urologia.
No caso dos pacientes, quase todos os casos são avaliados por médicos do Hospital Dr. Mário Gatti, mas 198 moradores chegaram a passar por análises de profissionais das unidades básicas.
Avaliação positiva
Segundo a Prefeitura, a pesquisa do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital indica uma avaliação dos moradores sobre as teleconsultas:
Tempo médio de atendimento: 11,1 minutos
Nota média do serviço (acolhimento até consulta): 8,9
Idade média do usuário: 40,1 anos
“A análise é positiva. A gente tem uma percepção das notas e elogios, principalmente em relação à ampliação de acesso, otimização, agilidade, comodidade e segurança nesses atendimentos”, destaca a coordenadora do Saúde Digital em Campinas, Thaís Leitão Ramos.
Em meio à avaliação positiva da população, a Secretaria de Saúde, a partir de acordo com o Hospital PUC-Campinas, ampliou o número de vagas disponíveis para a área de dermatologia. Em setembro, foram 18, e a quantidade subiu para 24 em outubro.
Segundo a coordenadora do Saúde Digital, há uma expectativa de que mais três especialidades passem a utilizar a plataforma até dezembro.
Como funciona?
O paciente que apresenta alguma queixa, avaliado como caso de baixa complexidade e sem consulta agendada, passa por uma triagem do centro de saúde. Se for necessária avaliação em consulta médica, a enfermagem oferece o serviço de teleconsulta.
Caso o paciente aceite, ele recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.
O acesso ao Saúde Digital pode ser feito do lugar que o paciente desejar. Se a pessoa não tiver equipamento para o procedimento virtual, pode contatar o profissional por meio de um computador do CS. O médico que faz o atendimento à distância, fica no Hospital Mário Gatti.
Futuramente os pacientes poderão agendar as teleconsultas pelo site da Prefeitura, por um aplicativo que está em desenvolvimento, ou pelo telefone 160. A previsão da Saúde Digital é de que os novos recursos estejam disponíveis para a população a partir de 2024.