O campineiro dará adeus ao tempo seco e terá pela frente uma semana chuvosa e com temperaturas mais amenas, de acordo com a meteorologia. A previsão é de dias com máximas abaixo dos 30°C e bastante chuva, pelo menos até o próximo sábado (9).
A Defesa Civil Estadual alertou nesta segunda-feira (4) que as chuvas que atingem São Paulo desde o fim de semana vão persistir pelos próximos dias. A primeira semana de novembro terá precipitações de fraca a moderada intensidade em praticamente todas as regiões.
O Cepagri da Unicamp explica que todo o estado de São Paulo terá tempo nublado e com chuva a qualquer hora por conta do corredor de umidade do Norte até o Sudeste do Brasil e de instabilidades na atmosfera.
Na quarta-feira (06), o céu seguirá nublado, mas as chuvas perderão intensidade, os acumulados ao final do dia e as rajadas de vento serão menores que nos primeiros dias da semana. A temperatura máxima nas cidades ficará mais alta e aumentará a sensação de abafamento. É justamente esse cenário que indica a chegada de uma nova frente fria entre quinta-feira (07), e sexta-feira (08).
A frente fria avançará pelo sul do país e chegará em São Paulo no final da quinta-feira (07), trazendo instabilidade para todas as regiões do estado. Ao longo de toda noite de quinta-feira e durante a sexta-feira (08), haverá condição para pancadas de chuva de forte intensidade, principalmente nos municípios da faixa leste do estado. As rajadas de vento poderão atingir os 70 km/h. A temperatura cairá e, na sexta-feira, a máxima não passará dos 21°C na capital.
Nesta segunda-feira (4), a máxima foi de 23,6°C e até o meio da tarde, o acumulado de chuvas nas últimas 72 horas tinha chegado a 50,8mm, segundo o Cepagri – quase um terço da média histórica de 160mm esperada para o mês de novembro.
O mês de outubro terminou com volume de chuva pouco acima da média, de 120mm (a média é 115,8). Porém, o total em 2024 foi menor que o de outubro de 2023, quando foram acumulados 224,3mm.