No período de uma hora, Campinas registrou 90,4 milímetros de chuva, volume suficiente para trazer alagamentos e bloqueios de vias da cidade. A medição foi feita pela Defesa Civil no Jardim das Bandeiras (atualizada às 18h55). O Centro e a região Sul da cidade foram as áreas mais atingidas. Houve pontos de alagamentos em vias, imóveis e unidades de serviço público foram afetadas.
O temporal que caiu no final da tarde desta quarta-feira (3) também provocou atrasos de pousos e decolagens de aeronaves no Aeroporto de Internacional de Viracopos.
Nesta quarta, Campinas passou a integrar o nível de alerta de ‘perigo potencial’ para temporais, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão de chuvas fortes e isolada se estende até esta quinta-feira (4).
Dentre os bairros de Campinas com registro de alagamentos estão Vila Mimosa, Novo Campos Elíseos, Vila Aeroporto, Jardim das Bandeiras, além dos pontos já tradicionais de enchentes na região central, como Orosimbo Maia, Anchieta e Amoreiras.
Por motivo de segurança, veículos foram proibidos de descer a Rua General Marcondes, ao lado do Bosque dos Jequitibás, e foram desviados para a Avenida Moares Sales. A Emdec realiza a operação de contrafluxo sempre grandes volumes de chuva caem na cidade.
A Defesa Civil ainda realiza o levantamento dos pontos de alagamento no município e se houve quedas de árvores e ameaças a residências.
Até o momento, foram registrados 15 alagamentos de imóveis, uma queda de muro e uma queda de árvore. Os imóveis estão localizados nos seguintes bairros: região Sudoeste – Jd. Novo Campos Elíseos (dois imóveis alagados), Jd. São Pedro de Viracopos (dois imóveis), Vila Aeroporto, Parque Aeroporto, Parque Universitário de Viracopos; Sul – Jardim das Bandeiras (dois imóveis), Vila Mimosa, Jardim do Lago (três imóveis), Parque São Martinho, Vila Lourdes. Também houve queda de muro no Jardim Proença e uma queda de árvore na Ponte Preta.
Pontos de alagamento em vias:
Av. Dr. Heitor Penteado x Kartódromo
Av. Das Amoreiras x rua Alves do Banho
Rua Piracicaba x rua Luiz Marcelino Guernelli
AV. Orosimbo Maia x rua Paula Bueno
Av. Barão de Itapura x rua Eng Cândido Gomide
Rua Sacramento x rua Álvaro Muller
Av. Princesa D’Oeste x rua Avelino do Amaral
Av. Dr. Carlos de Campos x rua Pedro Tortima (curtume)
Av. John Boyd Dunlop x Anhanguera.
Hospital Mário Gatti
O Hospital Mário Gatti e a Unidade Pediátrica Mário Gattinho sofreram danos pontuais com o temporal. Não houve interrupção nos atendimento, nem interdição de leitos. A assistência não foi prejudicada. As equipes de engenharia e manutenção estão atuando para levantamento dos danos e realização dos reparos necessários. Importante ressaltar que o telhado do Mário Gattinho está passando por revisão total, dentro da garantia da obra.
Escola
O muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Pavanatti Fávaro, no Jardim São Cristovão, caiu com as fortes chuvas. A Secretaria Municipal de Educação já tomou providências e colocou, no início da noite, tapumes no entorno da unidade. A Guarda Municipal também fará a segurança da escola.
Nesta quinta-feira, engenheiros da Secretaria de Educação vão à escola para avaliar o caso e começar as tratativas para a reconstrução do muro. No momento da chuva a escola estava fechada, em virtude das férias escolares.
Segurança Pública
Dois guardas municipais estavam atendendo a uma ocorrência fora da viatura e o veículo foi arrastado pela correnteza. Eles estão bem. O fato ocorreu no bairro Cidade Jardim, próximo à Estação do BRT.
Pegando onda na General Osório