O jornal digital Hora Campinas está completando seu primeiro ano de vida nesta semana. É ainda um projeto novo, em desenvolvimento, mas que já selou a sua identidade no mercado editorial neste período. O Hora nasceu com o propósito de oferecer conteúdo independente, analítico e propositivo. Esses três pilares sustentam a missão dessa startup digital.
Além disso, o grupo que edita e publica o Hora Campinas é formado por profissionais de reputação no mercado editorial, jornalistas com larga experiência em postos de comando e gestão. O time se juntou a jovens valores, com energia e competências, de modo a formar um equilíbrio entre a maturidade e a juventude.
Lançado no dia 25 de março de 2021, em plena pandemia da Covid-19 e com os impactos econômicos severos de uma crise sanitária, o Hora transformou-se num veículo essencial e de referência. Em pouco tempo, passou a ser admirado por leitores e anunciantes que valorizam o jornalismo ético e conteúdos plurais.
Desde o lançamento, o projeto vem sistematicamente qualificando o seu portfólio. Novas seções, novos colunistas e novas ferramentas digitais têm garantido uma audiência cada vez maior e uma experiência de navegação agradável.
O projeto foi concebido como um jornal premium, só que em plataforma 100% digital. Ele compreende a homepage (capa) e editorias como Cidades e Região, Artes e Lazer, Últimas Notícias, Opinião, Esportes, Colunistas, Geral, Educação, Internacional e Memória. Há seções como Turismo, Pet, Veículos, Falecimentos, Empregos, Indicadores, Telefones Úteis, Trânsito e Dados de Campinas.
Compreende ainda espaços multimídia como Foto da Hora e Vídeos da Hora. Parcerias publieditoriais são publicadas na editoria de Conteúdo Patrocinado, com vinheta específica. O projeto recebe campanhas públicas e privadas por meio de banners distribuídos por suas páginas e tem um espaço de contribuição espontânea para quem deseja colaborar com o jornalismo profissional.
O Hora Campinas é um jornal digital diário de conteúdo aberto, sem assinatura, sete dias por semana.
Curadoria profissional
Oferecer jornalismo de qualidade e independente exige empreendedorismo, comprometimento e investimento. Um dos destaques do jornal digital é o seu conteúdo: reportagens exclusivas, opinião, colunas, seções e abordagens livres de preconceito ou juízos, um conteúdo que se ampara num trabalho rigoroso de edição e curadoria.
Quem compartilha uma notícia do Hora Campinas sabe que o conteúdo é confiável.
O projeto, inclusive, permite que qualquer notícia ou artigo publicado possa ser compartilhado pelos leitores em suas redes sociais. Os internautas não pagam nenhuma assinatura nem precisam se cadastrar para acessar o portal ou enviar um conteúdo para quem quer que seja.
Ser um jornal aberto era, inclusive, um ponto vital para a expansão do projeto e para a implantação desse conceito. O Hora pratica um jornalismo profissional que combate as fake news, que defende a democracia, que preza pela ciência, que luta contra as desigualdades sociais, que denuncia a intolerância e que age em favor da sociedade civilizada, longe de visões xenofóbicas, supremacistas e radicais, de qualquer espectro do pensamento social.
O Hora, acima de tudo, é uma plataforma humanizada. Ela é biosmart, mas com foco totalmente nos valores essenciais da vida.
Números do projeto
O jornal digital completa essa semana um ano de atividades com uma audiência qualificada e números robustos, auditados pelo Google Analytics. O Hora superou 850 mil usuários únicos, ou seja, internautas que entraram pelo menos uma vez na plataforma. Do total, 150 mil são usuários ativos, que navegam com regularidade.
O Hora já acumula 1,5 milhão de page views.
Em relação ao perfil demográfico do leitor, quase 50% têm entre 25 e 44 anos. O perfil econômico do leitor indica que se trata de uma faixa ativa, com potencial de compra e investimento. São leitores formadores de opinião, que prezam o jornalismo de qualidade e que não estão atrás de notícias sensacionalistas nem se impressionam com os chamados clickbaits (caça-cliques), posts que chamam a atenção pelo título apenas para levar o internauta à matéria. O Hora, obviamente, não faz isso e condena essa estratégia.
Além isso, a esmagadora maioria (85%) dos leitores acessa o portal pelo celular. Os demais, pelos computadores e tablets. A plataforma do Hora Campinas, desenvolvida sob demanda pela Agência Farnesi Digital, de Campinas, é totalmente responsiva, ou seja, tem ótima navegação em todos os tipos de telas.
O projeto visual do Hora valoriza o branco e as cores sólidas do azul e preto, além de facilitar a leitura com letras maiores do que as usadas convencionalmente na internet.
Novidades em 2022
O Hora Campinas começou 2022 com novidades, entre elas, o sistema de notificações automáticas, uma ferramenta que avisa o leitor assim que a notícia é publicada. Esse ano, o portal lançará o projeto dos podcasts, um plano que vem sendo alicerçado desde 2021 e que os leitores aguardam com ansiedade. A oferta de conteúdo multimídia também tem crescido, com reportagens em vídeo que agregam bastante na cobertura dos fatos jornalísticos.
O Hora também desenvolve projeto de lives com os colunistas do portal para que os leitores conheçam um pouco mais sobre eles e suas ideias.
Financiamento
O Hora Campinas é uma plataforma sustentável, que cumpre rigorosamente as suas obrigações. O veículo, naturalmente, precisa de sustentação para financiar o jornalismo que pratica e para investir em melhorias contínuas. Há diferentes formas de anunciar e apoiar.
As opções vão desde banners até marketing de conteúdo, parceria para desenvolvimento de projetos, informes publicitários, conteúdos em áudio e vídeos e campanhas de interesse público. O jornal digital também tem alternativas para contar com colaborações espontâneas de admiradores, seguidores, investidores e patrocinadores. Com um apoio mensal ou colaboração única, o internauta/leitor pode ajudar o Hora Campinas. Veja mais neste link .
O Hora busca contribuir, dentro de suas possibilidades e de seu alcance, para que o jornalismo seja efetivamente um farol para a sociedade.