Os grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19 foram ampliados em Campinas. A partir desta quinta-feira (27), também podem realizar agendamento pessoas com comorbidades a partir de 18 anos de idade e cuidadores domiciliares de idosos. O agendamento pode ser realizado pelo site www.vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Os Centros de Saúde da cidade também estão disponíveis para quem tiver dificuldade.
Outra novidade anunciada nesta quinta (27) pela Prefeitura foi a realização de um Dia D de vacinação contra a Covid-19 exclusivo para pessoas com comorbidades, em 4 de junho. Como ocorreu na primeira edição do Dia D, sábado passado (22), além dos Centros de Imunização, haverá 62 Centros de Saúde abertos e preparados para receber as pessoas que fizeram o agendamento.
Além da inclusão de cuidadores domiciliares e idosos e da redução da faixa etária de comorbidades, a lista de doenças contempladas com a vacina foi ampliada e inclui também diabetes de qualquer tipo e uso de insulina, câncer em tratamento, imunodeficiência primária, doenças cardíacas de nascença e obesidade mórbida.
Para os cuidadores de idosos, é preciso levar no dia da vacinação uma declaração padrão para trabalho de cuidador de idosos. Ela está disponível no link: https://vacina.campinas.sp.gov.br/sites/vacina.campinas.sp.gov.br/files/arq-uploads/DeclaracaoPadraoParaTrabalhoDeCuidadorDeIdoso-27-05-2021.pdf.
No documento tem de constar os dados do cuidador e da pessoa que recebe os cuidados, como números de RG e CPF, endereço, quando o trabalho foi iniciado e grau de parentesco com o idoso (se houver). O cuidador não precisa ser morador do município, mas é necessário levar o comprovante de residência do idoso em Campinas.
As pessoas de Campinas agendadas para vacinação por conta de comorbidades terão de apresentar uma declaração ou relatório médico. A única exceção é para as pessoas com Diabetes, quando a receita poderá ser aceita em substituição à declaração. Para facilitar, é possível pedir para o médico preencher o Formulário Médico Padrão para Indicação de Vacina Contra a covid. O documento facilita a triagem no Centro de Vacinação e comprova a doença que o paciente tem. É possível imprimir e levar para o médico só assinalar e carimbar com o CRM. Está disponível no link https://vacina.campinas.sp.gov.br/sites/vacina.campinas.sp.gov.br/files/VacinaCOVID-19_FormularioMedicoParaVacinacaoComorbidadesCampinas2021_EDICAO2_21maio2021.pdf.
No dia da imunização, é preciso apresentar o comprovante emitido no final do agendamento, documento com foto, comprovante de endereço e o documento médico atestando que o candidato à vacina possui uma das comorbidades prioritárias.
Intervalo entre vacinas
Quem tomou a vacina contra a gripe precisa esperar 14 dias para tomar a vacina contra a Covid. O mesmo vale se for o contrário: só depois de 14 dias de ter tomado a vacina contra Covid é que a pessoa pode tomar a da gripe.