2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Mercado de trabalho: eventos buscam inclusão de PcDs

Reconecta 2022 do MPT e 3ª Edição da Inclui, feira virtual de empregabilidade, marcam o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro

Redação Por Redação
21 de setembro de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Mercado de trabalho: eventos buscam inclusão de PcDs

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): um em cada quatro brasileiros tem algum tipo de deficiência, desde as mais simples até as mais severas -Foto: Freepik

Ampliar e fortalecer o processo de inclusão e visibilidade das pessoas com deficiência nos mais variados segmentos da sociedade.  Em busca desta meta, o Ministério Público do Trabalho (MPT) está realizando, nestas terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de setembro, a edição 2022 do Reconecta – Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade.

O evento será híbrido, com a possibilidade de participação presencial na sede do MPT em Campinas (Rua Pedro Anderson, 91, Taquaral) ou virtual, pelos canais no YouTube do MPT Campinas (1º dia) e da TVMPT (2º dia).

Também para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Egalite, startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência, realiza a 3ª edição da feira on-line e gratuita de empregabilidade para este público: a Inclui PcD (Veja mais informações abaixo).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro brasileiros tem algum tipo de deficiência, desde as mais simples até as mais severas. Em dados estimados pelo Csist-Unicamp para 2022, existe um total de 171.668 pessoas com deficiência na Região Metropolitana de Campinas. As cidades de Campinas (66.721 pessoas), Sumaré (15.117) e Americana (12.960) são as que possuem a maior população de PcDs da RMC.

Popularmente conhecida como Lei de Cotas, a Lei nº 8.213 foi criada em 1991 com objetivo assegurar o direito ao trabalho às pessoas com deficiência. A lei obriga empresas a contratar um percentual que varia de 2% a 5% de pessoas com deficiência. Apesar de ter sido criada em 1991, sua regulamentação e fiscalização só ocorreu em 2000. De acordo com a legislação, empresas com 100 ou mais funcionários devem contratar pessoas reabilitadas ou com deficiência.

A porcentagem depende do número de empregados de cada empresa. Por exemplo, empresas que possuem entre 100 e 200 empregados são obrigadas ter em seu quadro 2% de funcionários que sejam pessoas com deficiência. Já em organizações com um número de 201 a 500 trabalhadores, esse percentual sobe para 3%. Quando composta por 501 a 1.000 funcionários, a empresa deve ter em seu quadro de funcionários 4% de trabalhadores com deficiência. Grandes empresas com mais de mil colaboradores devem ter 5% de pessoas com deficiência em seu quadro de trabalhadores.

Estudo do Cesit com relação ao cumprimento da cota legal, em 2019, aponta que 874 empresas com mais de 100 empregados estão sediadas na RMC, localizadas principalmente em Campinas (38%), Indaiatuba (8,5%) e Americana (7,9%). Destas, apenas 169 cumprem a cota de contratação de pessoas com deficiência e reabilitadas, ou 19,3% do total.

 

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro: busca por visibilidade, inclusão social e oportunidades de trabalho e renda – Foto: Freepik

 

Inclusão, acessibilidade e pesquisas voltadas ao trabalho das pessoas com deficiência

No Reconecta 2022, as atividades do primeiro dia do evento ocorrerão das 13h30 às 17h40 e, no segundo dia, a programação será das 13h30 às 17h. O encontro contará com diálogos sobre temas como emprego, educação, acessibilidade, saúde, inovações em tecnologia assistiva e pesquisas científicas sobre o mercado de trabalho das pessoas com deficiência.

Além disso, o Reconecta disponibilizará em seu site oficial um mural de vagas de emprego para pessoas com deficiência e/ou reabilitadas pelo INSS, inclusive oferecidas por empresas do interior de São Paulo. O evento é totalmente gratuito. Não será necessária inscrição prévia para a participação presencial no evento. O uso de máscara e o comprovante vacinal são obrigatórios para ingresso no edifício.

Por meio de debates, workshops e atividades culturais, a programação do Reconecta 2022 irá abordar diversos aspectos da vida política, social, econômica e cultural das pessoas com deficiência. Além de palestras e debates, o evento contará com a exposição de estandes e serviços voltados a PcDs e às empresas inclusivas, com a presença de entidades como APAE Campinas, Fundação FEAC, Governo do Estado de São Paulo (Programa Meu Emprego Inclusivo), Casa da Criança Paralítica, Guardinha Campinas, Centro Cultural Louis Braille, CESD, Instituto Modo Parités, Associação Pestalozzi, NISFRAM e Instituto Jô Clemente (Balcão CAT Campinas).

 

Foto: Reprodução

Dentre outras atividades, serão promovidas palestras sobre capacitismo, diversidade e inclusão, linguagem de libras, atividade física para PcDs, apresentação de projetos e uma mesa de debates sobre experiências e conquistas. A transmissão virtual será realizada pelo canal do MPT Campinas no YouTube. O segundo dia abordará temas como acessibilidade, cumprimento de cota, tecnologias assistivas, estágio e aprendizagem, inclusão de PcDs e licitações públicas e uma pesquisa acadêmica realizada pelo CESIT-Unicamp com um raio-x da empregabilidade de pessoas com deficiência no estado de São Paulo, com transmissão pelo canal da TVMPT no YouTube.

De acordo com a procuradora e coordenadora regional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades), Danielle Olivares Corrêa, o MPT deseja construir parcerias permanentes com as organizações da sociedade civil, que defendem os direitos das pessoas com deficiência, as empresas que contratam trabalhadoras e trabalhadores com deficiência e/ou reabilitadas pelo INSS, e o Poder Público.

“Nosso objetivo é enaltecer as boas práticas de inclusão, além de integrar os diferentes setores e serviços. O Reconecta é uma iniciativa que busca trazer o diálogo social no sentido de ampliar as ações afirmativas no interior de São Paulo”, destaca Danielle.

Confira aqui programação completa do evento .

 

3ª Edição da Inclui PcD reúne mais de 3400 vagas e grande empresas

A Egalite, startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência, promove desta terça (20) até quinta-feira (22) a 3ª Edição da maior feira on-line e gratuita de empregabilidade para o público: a Inclui PcD.

Conforme os organizadores, até o momento, já são mais de 3400 vagas disponíveis para o estado de São Paulo e mais de 5 mil vagas em todo o Brasil. A expectativa é totalizar 15 mil até a data do evento, envolvendo diferentes áreas, níveis hierárquicos e modelos de trabalho.

Entre as 200 empresas participantes, estão nomes como Banco BV, EY, Grupo Boticário, Grupo Soma, Lojas Renner, P&G, Pepsico, SAP, TOTVS, Vale, GPA, Coca-Cola FEMSA e BTG.

O evento surgiu em 2020 com o intuito de diminuir os impactos causados pela pandemia e reuniu mais de 5 mil postos de trabalho no ano e 13 mil em 2021. “Ao ser o elo de conexão entre os profissionais com deficiência e as organizações, a Inclui PcD reforça o potencial e o protagonismo dos candidatos e ajuda as organizações no que diz respeito a um trabalho efetivo e com propósito de inclusão”, pontua Guilherme Braga, CEO da Egalite.

Assim como nas edições anteriores, o encontro segue no formato digital, com lives e palestras das empresas participantes para os 75 mil candidatos cadastrados na base da Egalite, startup realizadora do evento. A feira conecta, por meio de plataforma digital, os públicos e atua diretamente no combate ao preconceito no mercado de trabalho, capacitando as empresas e atribuindo protagonismo profissional às pessoas com deficiência. As empresas e candidatos interessados em participar da Inclui PcD podem se inscrever e cadastrar vagas gratuitamente no site da feira .

 

Foto: Reprodução

 

 

 

SERVIÇO:

 

RECONECTA 2022

Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade (Reconecta)

Quando: 20 de setembro (das 13h30 às 17h40) e 21 de setembro (das 13h30 às 17h)

Onde: auditório da sede do MPT Campinas – Rua Pedro Anderson, 91, Taquaral, Campinas; e nos canais no YouTube do MPT Campinas (youtube.com/mptcampinasoficial) – 1º dia, e da TVMPT (youtube.com/tvmpt) – 2º dia

Quem participa: Procuradores, magistrados, servidores públicos, advogados, representantes de órgãos locais e entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, bem como empregadores e representantes da sociedade civil

 

INCLUI PCD

Feira on-line e gratuita de empregabilidade para o público PcD

Quando: 20 a 22 de setembro

Formato: on-line

Gratuito para empresas e pessoas com deficiência

Acesso em https://incluipcd.com.br/

Tags: CampinascotasdebatesempregabilidadeempresasfeiraHora Campinasinclui pcdinclusãopalestrasportador de deficiênciareconectaRegiãoTrabalhovagas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Baile Pérola Negra 2026 de Campinas já está com os ingressos esgotados
Cidade e Região

Baile Pérola Negra 2026 de Campinas já está com os ingressos esgotados

Por Redação
1 de maio de 2026

...

Câmera na João Jorge com Salles Oliveira vai registrar condutas de risco a partir desta segunda (4)
Cidade e Região

Câmera na João Jorge com Salles Oliveira vai registrar condutas de risco a partir desta segunda (4)

Por Redação
1 de maio de 2026

...

Fazenda Florianópolis é reconhecida como patrimônio histórico em Jaguariúna

Fazenda Florianópolis é reconhecida como patrimônio histórico em Jaguariúna

1 de maio de 2026
Veja a bancada da RMC eleita para a Câmara Federal

Veja como votaram os deputados da RMC na derruba do veto ao PL da Dosimetria

1 de maio de 2026
Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

1 de maio de 2026
Prefeitura cede área para uso do Hospital Sobrapar Crânio e Face

Prefeitura cede área para uso do Hospital Sobrapar Crânio e Face

1 de maio de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa das Nações de Joaquim Egídio tem início nesta quinta-feira em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.